ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Tribunal de Contas pode deixar julgamento de Bernal para depois do recesso

Zemil Rocha | 26/06/2013 17:38
Sessão do TCE de hoje foi rápida por causa do jogo da seleção (Foto:  Roberto Araújo)
Sessão do TCE de hoje foi rápida por causa do jogo da seleção (Foto: Roberto Araújo)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) adiou novamente a votação do relatório sobre a Inspeção Extraordinária realizada na Prefeitura de Campo Grande sobre os atos financeiros do prefeito Alcides Bernal (PP), o que pode levar a decisão para agosto. Como as sessões plenárias só acontecem nas quartas-feiras, caso a votação do relatório não ocorra nas próximas duas reuniões, marcadas para os dias 3 e 10 de julho, a apreciação pelos conselheiros acabará ficando para o período posterior recesso parlamentar, que começa dia 17 de julho e termina em 31 de julho.

Regimentalmente, os conselheiros do Tribunal de Contas, que é órgão auxiliar da Assembleia legislativa do Estado, acompanham os deputados estaduais nas férias de julho, também deixando de realizar sessões plenárias. Hoje o TCE fez uma sessão plenária rápida, encerrando-a às 15 horas, horário em que normalmente começa, provavelmente para dar tempo de os conselheiros assistirem ao jogo da seleção brasileira contra o Uruguai.

Há todo um clima de sigilo envolvendo o relatório do conselheiro Waldir Neves sobre a Inspeção Extraordinária realizada na Prefeitura de Campo Grande. O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Cícero de Souza, determinou sigilo absoluto sobre os relatórios internos depois que o Campo Grande News divulgou o resultado da inspeção sobre as suplementações orçamentárias.

A expectativa é que sejam aprovadas as suplementações orçamentárias de Bernal, que já somam mais de R$ 82 milhões, já que o relatório técnico da inspetoria considerou legais essas movimentações financeiras. Contudo, há mais três pontos que foram objeto da Inspeção Extraordinária do TCE.

Um deles é referente ao contrato emergencial de compra de gasolina, firmado sem licitação com o Posto Emanuele Ltda por seis meses, no valor 855 mil, com ampliação de mais R$ 400 mil para atender a Secretaria de Saúde (Sesau). Na avaliação preliminar, o conselheiro Waldir Neves já tinha detectado irregularidade na contratação, por ferimento ao princípio da impessoalidade nas contratações da administração pública. A tendência é que pelo menos essa irregularidade seja confirmada na votação do Tribunal.

Os outros dois pontos da investigação são a contratação de pessoal sem concurso público para atuar no combate à dengue e a autorização especial para se investigar qualquer outra irregularidade que fosse detectado no exame dos documentos da Prefeitura de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias