ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 32º

Política

Troca de partidos vai aumentar na última semana, dizem deputados

Janela partidária para mudança de legenda começou na última quinta-feira (5) e segue até 3 de abril

Leonardo Rocha | 10/03/2020 12:03
Deputados Paulo Corrêa (PSDB), Carlos Alberto David (PSL), Renato Câmara (MDB) e Eduardo Rocha (MDB), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados Paulo Corrêa (PSDB), Carlos Alberto David (PSL), Renato Câmara (MDB) e Eduardo Rocha (MDB), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Os deputados avaliam que a janela partidária vai se intensificar na última semana do prazo, em abril, quando as legendas já tiverem organizado as chapas de vereadores. A justificativa é que os políticos analisam em que siglas têm mais chances de se eleger, por isso deixam a decisão para a última hora.

A janela partidária foi aberto no dia 05 de março e segue até 3 de abril. Neste período os vereadores podem trocar de partido, sem risco de perder o mandato. Neste ano a questão ganhou mais relevância porque não poderá fazer alianças proporcionais, ou seja, cada partido terá que lançar sua chapa própria de candidatos, sem coligação.

“Haverá muitas trocas no último dia, muitos esperam a definição das chapas e cenário político para fazer sua escolha. Avaliam até as votações anteriores daqueles que estão no grupo (político) para definir onde vão”, disse Eduardo Rocha (MDB). No seu reduto eleitoral, em Três Lagoas, vai levar vereador Wellington Ricardo (PDT) ao MDB e está bem encaminhado com Realino (Avante).

João Henrique Catan (PL) também espera trazer novos vereadores na reta final. “Temos um projeto novo e arrojado na política, temos algumas articulações, que podem ser confirmadas no último dia. Precisamos ser discretos, se não alertamos os adversários”. Renato Câmara (MDB) também aposta no final do prazo e diz que em Dourados o MDB quer trazer mais dois representantes.

Mudança – Para Felipe Orro (PSDB) as poucas mudanças na janela (partidária) até o momento, também tem relação com as mudanças nas regras eleitorais. “Existe ainda muita confusão entre os partidos, que sem coligação, terão que lançar chapas completas de vereadores, por isso todo mundo espera para decidir para onde vai”.

Nos siga no Google Notícias