ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

TSE não sabe se julga processo contra Dagoberto Nogueira

Redação | 05/10/2010 13:52

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá decidir se mantém ou se arquiva o processo contra o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT), que teve a candidatura ao Senado contestada com base na Lei da Ficha Limpa.

Ocorre que Dagoberto não conseguiu se eleger, o que pode tornar inócuo o pedido de impugnação do registro de candidato. Mas, de acordo com a assessoria do TSE, só o plenário deverá se posicionar sobre o caso.

O relator do processo no TSE, ministro Marcelo Ribeiro, poderá levar duas propostas para o plenário: manter o julgamento do processo, cassando ou mantendo o registro do pedetista, ou decidir pelo arquivamento.

Caso o tribunal decida pela impugnação, Dagoberto estará impedido de disputar cargos eletivos nas eleições municipais de 2012. O TSE quer que suas decisões sobre a Ficha Limpa sejam tomadas como jurisprudência para processos semelhantes.

Dagoberto teve o registro da candidatura ao Senado contestado por ter sido condenado em duas ações pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) por improbidade administrativa. O TRE-MS autorizou o registro, mas houve recurso ao TSE.

A Procuradoria-Geral Eleitoral em Brasília deu parecer pela cassação do registro por entender que a Lei da Ficha Limpa prevê casos de inelegibilidade, independentemente se o candidato teve ou não os direitos políticos suspensos.

Nos siga no Google Notícias