ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 28º

Política

TSE reabre curso a quase 28 mil mesários para o 2º turno em MS

Caroline Maldonado | 11/10/2022 13:20
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Mesários em dia de votação (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Mesários em dia de votação (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reabriu o curso com conteúdo para os mesários que atuarão no segundo turno das eleições, que acontece no próximo dia 30. O material de reforço é para garantir que todos exerçam a função com tranquilidade e segurança, conforme o órgão

No primeiro turno, MS contou com quase 28 mil mesários entre convocados e voluntários, que atuarão também no segundo turno. Desta vez, o treinamento ficará disponível até as 18h do dia 27 de outubro, na página de Educação a Distância do TSE, e até o dia 29 de outubro, no aplicativo Mesários, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para capacitar as pessoas que atuam nestas eleições.

A ideia é oferecer uma revisão para os que fizeram o treinamento para o primeiro turno e uma nova oportunidade para aqueles que ainda não realizaram a capacitação, segundo a secretária de Gestão de Pessoas do TSE, Thayanne Fonseca, que coordenou o Grupo de Trabalho responsável por elaborar as instruções aos mesários.

Todos o conteúdo está liberado e não é necessário realizar o curso em sequência, o que permite certa autonomia para que o mesário busque pelo tópico que deseja rever ou conhecer. A chave de inscrição para o curso, recebida anteriormente, é a mesma, não sendo necessária uma nova.

Tanto na página EAD, quanto no aplicativo, o material está organizado em módulos, de forma a tornar a navegação intuitiva e de fácil acesso por parte dos usuários. O conteúdo vem acompanhado de imagens ilustrativas, cartilhas e outros documentos de apoio, como o Manual do Mesário e o Guia Rápido para o Dia da Eleição. Também fica à disposição um vídeo com instruções e treinamento específico para quem vai atuar nas Eleições 2022.

No aplicativo, ainda podem ser encontradas orientações sobre fluxo de votação; procedimentos a serem adotados na seção eleitoral; checklist de início e de encerramento dos trabalhos; dicas de como combater a desinformação; medidas sanitárias para a prevenção do contágio pelo coronavírus; quiz para testar conhecimentos; e soluções para possíveis problemas que podem ocorrer durante a votação.

Benefícios – Toda seção eleitoral conta com quatro mesários, e cada um tem uma função específica: presidente, 1º mesário, 2º mesário e secretário. Cada um desempenha um papel durante o pleito.Campo Grande News - Conteúdo de VerdadeCampo Grande News - Conteúdo de Verdade

Além do vale alimentação no valor de R$ 40 por dia trabalhado, o mesário tem direito a duas folgas para cada dia convocado, ou seja, quatro dias em caso trabalhe no primeiro e segundo turnos, certidão de serviço eleitoral e desempate em concursos públicos, observados os critérios já previstos em leis ou regulamentos.

Nos siga no Google Notícias