ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

TSE retoma hoje, julgamento que pode levar a nova eleição em Bandeirantes

Reeleito em 2020, prefeito teve candidatura indeferida após ter mandato cassado

Adriel Mattos | 13/08/2021 12:44
Álvaro Urt foi alvo de operação do Gaeco, que motivou cassação e indeferimento. (Foto: Reprodução/Facebook)
Álvaro Urt foi alvo de operação do Gaeco, que motivou cassação e indeferimento. (Foto: Reprodução/Facebook)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) retoma nesta sexta-feira (13), o julgamento de um recurso do prefeito reeleito sub judice de Bandeirantes, Álvaro Urt (DEM). Ele teve o mandato cassado em setembro de 2020 e a candidatura à reeleição indeferida.

Urt já tentou na Justiça estadual reverter a cassação, mas não obteve sucesso. O recurso que volta à pauta do TSE hoje, começou a ser julgado em março. O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou contra o pedido da defesa, mantendo o registro impugnado.

Acompanharam o voto, os ministros Edson Fachin e Luís Felipe Salomão. Tarcísio Vieira de Carvalho Neto pediu vistas, ou seja, mais tempo para analisar os autos do processo.

Porém, Carvalho Neto deixou a corte em maio, sendo substituído pelo ministro Carlos Horbach. Dessa forma, Horbach herda os processos do antecessor. Assim, faltaria votar Horbach e os ministros Sérgio Banhos, Mauro Campbell Marques e o presidente Luís Roberto Barroso.

O julgamento será em plenário virtual. Os ministros têm sete dias para cadastrar seus votos no sistema. Portanto, Urt ainda poderia sair vitorioso.

Histórico - Urt teve o mandato cassado pela Câmara Municipal, após ser alvo da Operação Sucata Preciosa, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), que investiga emissão de notas fiscais frias no serviço de manutenção da frota de veículos da prefeitura.

Mesmo com a candidatura indeferida, ele foi reeleito, mas não tomou posse. Eleito presidente da Câmara, o vereador Gustavo Sprotte (DEM) assumiu a chefia do Executivo Municipal.

Nos siga no Google Notícias