ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Tucano defende projeto para criar cultura da bicicleta em MS

A proposta de Rinaldo também inclui melhorias nas pistas de ciclovias

Juliene Katayama e Leonardo Rocha | 26/02/2015 14:36
Primeiro projeto de Rinaldo foi para os ciclistas com objetivo de melhorar trânsito (Foto: Roberto Higa/ALMS/Arquivo)
Primeiro projeto de Rinaldo foi para os ciclistas com objetivo de melhorar trânsito (Foto: Roberto Higa/ALMS/Arquivo)

O deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB), líder do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul já apresentou um projeto que pode ajudar a criar a cultura da bicicleta no Estado. A proposta vai além de incentivar o uso de transporte alternativo, mas também de melhorias em pistas e criação de programa específico.

“Temos de fomentar a educação da bicicleta e criar essa cultura”, afirmou o autor do projeto que será apreciado pela Casa de Leis. Segundo Rinaldo, o projeto reúne vários aspectos positivos quando a população criar o hábito. Isto porque reúne a prática de atividade física, a redução do número de veículos nas ruas, a redução da poluição ambiental e melhorias no trânsito para atender os ciclistas.

Rinaldo lembra de cidades de primeiro mundo que já implantaram o sistema no cotidiano das pessoas. Outro exemplo lembrado pelo tucano foi nossa vizinha Argentina que está implementando um programa para ciclistas.

“O mundo inteiro desde as grandes Estados e cidades como Amsterdã e Tóquio tem investido em transporte alternativo. Temos um exemplo perto, a Argentina que tem programa para o setor”, ressaltou.

O parlamentar disse ainda que o projeto vai ajudar a criar estrutura necessária para o ciclismo, já que o Estado não tem ciclovias adequadas. “Poderá ser uma ótima alternativa de mobilidade urbana. Campo Grande tem o trânsito congestionado que precisa de alternativa urgente”, pontuou.

O projeto já ganhou sugestões de melhorias. De acordo com Rinaldo, o jurídico da Secretaria de Obras do Estado sugeriu fechar uma pista no Parque dos Poderes, aos sábados e domingos, para os ciclistas. “Isto é uma forma de estimular, mas temos de criar mais ações”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias