ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 27º

Política

União Brasil é fundado com Tereza, Soraya e Mandetta na mesma mesa

Apenas um democrata foi contrário à fusão entre DEM e PSL nas convenções nacionais que confirmaram decisão

Gabriela Couto | 06/10/2021 11:54
União Brasil coloca na mesma mesa nomes de peso na fusão entre PSL e DEM nesta quarta-feira. (Foto: Reprodução)
União Brasil coloca na mesma mesa nomes de peso na fusão entre PSL e DEM nesta quarta-feira. (Foto: Reprodução)

O União Brasil foi criado nesta quarta-feira (06), em Brasília, após a convenção nacional do PSL e do DEM, que definiram pela fusão dos partidos para formar a sigla que levará o número 44. Apenas um democrata foi contrário a nova formação. Da parte do PSL, a votação foi unânime pela fundação da nova agremiação.

O destaque para o Mato Grosso do Sul, foi a presença de nomes da política do Estado que divergem de pensamentos, mas que agora sentam na mesma mesa. Além da senadora Soraya Thronicke (PSL), estavam juntos o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM) e a ministra da Agricultura Tereza Cristina (DEM).

Em seu discurso, a senadora destacou a importância de agregar partidos em um momento difícil da política. "Agora somos um só. Vejo a união como um grande momento para a política brasileira. Todos os cidadãos têm a ganhar com a União do Brasil. Esta é a consolidação de uma legenda que representa os anseios da população brasileira e defenda bandeiras. É momento de repensar, reformar e unir pessoas que querem uma mudança verdadeira e deixar de lado as vaidades para construirmos juntos."

Senadora Soraya Thronicke discursou representando as mulheres na fusão do partido. (Foto: Reprodução)
Senadora Soraya Thronicke discursou representando as mulheres na fusão do partido. (Foto: Reprodução)

Em entrevista para as redes sociais do novo partido, Mandetta destacou o SUS (Sistema Único de Saúde) como prioridade para a discussão do Governo Federal. "Esse é um debate que precisa ser levado para a presidência e não deixar nas mãos dos prefeitos como acontece. Aqui no União Brasil, só tem gente boa, que escuta bastante e reverbera o debate."

Até o momento, os dois ex-partidos não deram uma orientação aos políticos com mandato em seus estados. Pelo PSL, além da senadora Soraya, Mato Grosso do Sul tem como representante na bancada federal Luiz Ovando e Loester Trutis. Na Assembleia Legislativa, ainda há a cadeira de Renan Contar.

Já pelo DEM, além da ministra Tereza Cristina, o partido tem Mandetta, que tenta se viabilizar como pré-candidato à presidência na nova sigla e o vice-governador Murilo Zauith. No Legislativo estadual, ainda possuem mandato pelo partido os deputados Zé Teixeira e José Carlos Barbosa. Nenhum dos políticos souberam se posicionar sobre o futuro dentro da nova sigla até o fechamento desta reportagem.

Nos siga no Google Notícias