ACOMPANHE-NOS    
MAIO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 30º

Política

Vereadores aprovam inclusão de disciplina sobre drogas nas escolas

Por Mariana Lopes e Kleber Clajus | 27/11/2013 17:40

Por 16 votos a 2, os vereadores aprovaram, nesta quarta-feira (27), o projeto de lei que inclui disciplina sobre drogas na grade curricular das escolas municipais de Campo Grande. A matéria será de 50 minutos e ministrada uma vez por semana.

Autora do projeto de lei, a vereadora Juliana Zorzo (PSC) explica que a disciplina serve, em primeiro lugar, como prevenção. “É para evitar que crianças e adolescentes vivam à mercê da vulnerabilidade social”, pontua.

A vereadora ainda ressalta que mais da metade dos presidiários estão na cadeia por causa do tráfico de drogas. A parlamentar ainda frisou que recebeu ligação de dois municípios que já implantaram a disciplina no currículo escolar, sendo Maringá (PR) e Franca (SP).

Os vereadores que votaram contra foram Eduardo Romero (PT do B) e Rose Modesto (PSDB), que defendeu que hoje a família já deposita muita responsabilidade nas escolas, e esta seria mais uma.

“Esse papel não é somente da escola e já há parâmetros curriculares nacionais que obrigam a discussão desse assunto em sala de aula, então tem que ser discutido dentro do que já existe”, pontua a vereadora Rose, que ainda assim fez questão de ressaltar que não é contra o tema ser discutido com os alunos.

Contudo, o vereador Marcos Alex (PT) defende que vale a pena investir na disciplina por falta de políticas públicas no município.

Segundo Juliana Zorzo, o projeto de lei foi aprovado e agora cabe ao prefeito Alcides Bernal sancionar a lei. Após esse processo, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) terá que adequar a disciplina à grade curricular já existente nas escolas.

Nos siga no Google Notícias