ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Vereadores aprovam projeto de outorga onerosa para obras em Campo Grande

Matéria chegou a “trancar” a pauta e nenhuma outra foi votada na sessão anterior

Adriel Mattos | 24/02/2022 11:16
Sessões estão sendo realizadas de forma remota devido à pandemia de covid-19. (Foto: Izaias Medeiros/CMCG)
Sessões estão sendo realizadas de forma remota devido à pandemia de covid-19. (Foto: Izaias Medeiros/CMCG)

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou durante a sessão desta quinta-feira (24) projeto de lei do Poder Executivo que regulamenta a outorga onerosa de alteração de uso do solo na Zona de Expansão Urbana, prevista no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (Lei Complementar 341/2018).

O objetivo é permitir parcelamento do solo na modalidade loteamento mediante contrapartida a ser prestada pelo proprietário ou empreendedor. Ou seja, empresas poderão, mediante uma taxa cujo valor ainda não foi definido, aumentar o índice permitido para erguer prédios na Capital - por exemplo, ampliar o número de andares de um prédio.

O texto foi aprovado com dez emendas dos vereadores. As modificações são, em sua maioria, de redação. Há alterações como a proposta por Marcos Tabosa (PDT) que exige Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no pedido de outorga.

A medida é tão polêmica que a primeira versão do texto teve que ser retirada de tramitação pela prefeitura em 2020.

Durante a votação, a vereadora Camila Jara (PT) criticou o projeto. “Esse é um assunto delicado, técnico e de difícil compreensão da população. Com esse projeto, a especulação imobiliária vence. Vamos ter que justificar à população a falta de investimento mínimo necessário”, comentou.

Alírio Vilassanti (União) afirmou que a matéria dificulta a resolução de algumas situações. “Vai na contramão da correção do déficit habitacional, dos vazios urbanos e da regulamentação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) Progressivo. O município possui grandes vazios urbanos e isso precisa ser revisto”, disse.

Antes da votação, o presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), pontuou que a proposição não amplia o perímetro urbano. “Esse regulamento não vai aumentar o perímetro urbano. São regras que podem ser melhoradas e não é perfeito”, avaliou.

Primeiro-secretário da Mesa Diretora, o vereador Vanderlei Pinheiro de Lima, o Delei Pinheiro (PSD), acredita que a cidade pode adensar com o projeto, ou seja, ter seu custo de vida reduzido. “Esse projeto facilita que empresas possam investir e assim a cidade vai adensar”, frisou.

A proposta acabou passando com 23 votos favoráveis e quatro contrários, de Camila, Vilassanti, Ayrton Araújo (PT) e André Luís Soares (Rede).

Entenda – A medida é tão polêmica que a primeira versão do texto teve que ser retirada de tramitação pela prefeitura em 2020. Após as adequações prometidas, a prefeitura reapresentou o projeto no ano passado. O texto foi aprovado pelas comissões da Casa de Leis, mas não foi pautado. O Paço Municipal avisou a Câmara que não iria retirar a proposta novamente.

Com o prazo regimental para votação prestes a vencer, parlamentares se reuniram na segunda-feira (21). O texto deveria ser votado no dia seguinte, o que não aconteceu, “trancando” a pauta, ou seja, nada pode ir ao plenário até essa proposta ser aprovada.

À TV Câmara, a diretora-presidente da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), Berenice Domingues, justificou que a outorga onerosa não aumenta o perímetro urbano e não transforma toda a zona de expansão urbana em loteamento.

“O interessado terá que cumprir alguns requisitos previstos neste projeto e no Estatuto da Cidade. O empreendedor só poderá ter o loteamento se garantir a infraestrutura urbana, se houver continuidade do sistema viário. Então não haverá novos vazios urbanos, porque esse loteamento deve ficar colado a uma área já urbanizada”, explicou.

Em nota, a prefeitura informou que a matéria foi discutida em 11 reuniões do Conselho Municipal da Cidade. “O Município de Campo Grande realizou a audiência pública sobre a referida minuta de projeto de lei em 5 de março de 2020, e em 22 de junho de 2020, a Câmara Municipal também realizou audiência pública sobre o referido assunto”, diz o comunicado.

Nos siga no Google Notícias