ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Vereadores da Capital vão voltar para a sala de aula e aprender orçamento

Alberto Dias | 04/02/2017 17:29
Curso de cinco dias para vereadores e assessores termina na próxima sexta-feira (10). (Foto: Christiane Reis)
Curso de cinco dias para vereadores e assessores termina na próxima sexta-feira (10). (Foto: Christiane Reis)

Vereadores da Capital retomam na próxima quarta-feira (8) o curso de cinco dias que deve ensinar aos 18 novatos noções básicas sobre o Legislativo, além de processos internos e regimento da casa de leis.

As "aulas" iniciaram na quinta-feira (2), prosseguiram na sexta e serão retomadas na próxima semana, com o tema Orçamento Público, que ocupará um dia inteiro. Nos dias sequentes serão abordados temas como Cerimonial e Assessoria de Imprensa, entre outros, sempre ministrados pelo corpo técnico do Legislativo Municipal.

Ao Campo Grande News, a assessoria da Casa informou que todos os novos parlamentares estiveram na Câmara nos dois primeiros dias do "intensivão" que busca prepará-los antes do início oficial dos trabalhos em plenário - a serem retomados em 15 de fevereiro, quando acontece a primeira sessão ordinária do ano.

Entre os assuntos pautados ao longo do curso estão: técnica e processo legislativo; sistema e gestão interna; corpo técnico da casa.

Curiosidade - A legislatura iniciada em 1º de janeiro traz uma coincidência interessante: entre os 29 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Campo Grande, 18 são novatos e apenas 11 foram reeleitos. Há quatro anos, na legislatura imediatamente anterior, a situação era exatamente inversa: 18 vereadores seguiam reeleitos, enquanto apenas 11 eram novos.

Para o vereador João Rocha (PSDB), reconduzido à presidência da Casa, o fato denota um fenômeno nacional que pontua o amadurecimento da democracia e maior participação popular na política. "Os novos chegam com muita vontade de fazer e foram escolhidos legitimamente pela população". Para o tucano, o fato de a maioria ser novata não deve prejudicar o andamento dos trabalhos.

"Também caberá aos parlamentares mais experientes acolher e orientar quem chega", complementou. "Todos precisam estar antenados com o contexto atual, a realidade econômica pela qual passa o país, o estado e o município. Ou seja, a situação que vive a população, porque somos os representantes de todos os cidadãos", ponderou Rocha, frisando a função fiscalizadora do poder Legislativo.

Nos siga no Google Notícias