ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Política

Vereadores querem pedidos de "cidadãos comuns" para abrir comissão processante

Graziela Rezende e Kleber Clajus | 26/09/2013 12:36

Para não perder a oportunidade de participar da comissão processante contra o prefeito Alcides Bernal (PP), os vereadores do PMDB decidiram que nenhum dos cinco parlamentares entrará com o pedido, aguardando então o pedido apresentado por um cidadão comum. Até o momento, na Câmara Municipal de Campo Grande, nenhum pedido foi protocolado.

A decisão ocorreu após uma reunião na noite de ontem (25), quando ficou acertado que se trata de um momento que o partido considera como sendo de suma importância na Política. No caso do PMDB, a intenção é de ter votos na hora da abertura de uma comissão, já que quem propõe não vota.

Anterior a discussão, o vereador Paulo Siufi (PMDB), ressaltou que demonstra plena convicção de propor a questão no plenário, porém foi convencido pelo executivo de que o seu voto é muito importante.

“Há sim méritos com relação ao pedido por conta da inércia que a administração municipal tem apresentado. Além disso, há indicativos de que algumas empresas são “favoritas” no processo de licitação, algo ressaltado na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) e também averiguado nos processos de licitação”, comenta Stephanini, também presidente do diretório municipal.

A ele e aos filiados, Siufi diz que entendeu o posicionamento do partido. “Presidi a CPI e ela não pode morrer enviando apenas um relatório ao órgão competente. Vou aguardar, mas não renuncio a essa decisão que já tenho clara em meu coração”, argumenta Siufi.

Mesmo sendo de outro partido, o vereador Airton Saraiva (DEM), também concordou que alguém da sociedade deve propor a comissão. “Não há necessidade de algum vereador fazer isso. Esperamos que, até o final da semana, vários pedidos sejam protocolados”, finaliza o vereador.

Pelo Decreto-Lei 201/64, pedido de instauração de Comissão Processante contra prefeito em Câmara Municipal, por prática de crime de responsabilidade, de natureza política, só pode ser feito por cidadão ou vereador.

Nos siga no Google Notícias