ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Política

Vereadores rebatem acusação sobre altos movimentos bancários

Alberto Dias | 19/07/2016 13:17
Vereadores e procurador da Câmara rebatem acusações do MPE. (Foto: Arquivo)
Vereadores e procurador da Câmara rebatem acusações do MPE. (Foto: Arquivo)

Novas defesas de investigados pela Operação Coffee Break chegaram ao TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) apontando inconsistências nas acusações de organização criminosa e corrupção que culminaram na cassação do prefeito Alcides Bernal (PP), em 2014.

Para os vereadores petebistas Edson Shimabukuro e Waldecy Batista, o Chocolate, as acusações do MPE (Ministério Público Estadual), denunciando movimentações financeiras suspeitas e incompatíveis com seus rendimentos, ignoram o fato de suas esposas trabalharem.

Edson ressalta que sua conta corrente, cujo sigilo foi quebrado, é conjunta com sua esposa, a médica Ivete Shimabukuro, caracterizando, segundo ele, um "monumental equívoco". Já a defesa de Chocolate explica haver diferenças entre "renda e rendimento".

A exemplo das defesas do vereador Eduardo Romero (Rede) e do empresário Carlos Naegele, as justificativas apresentadas pelo engenheiro Shimabukuro trazem como pano de fundo sua "ilibada trajetória profissional", com currículo datado a partir de 1975, quando era professor, até os dias atuais, em seu primeiro mandato na Câmara Municipal.

O vereador também alega que indicar cargos à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) não caracteriza crime e cita a relação instável entre os poderes Legislativo e Executivo, tendo seu voto pela cassação de Bernal pautado em "provas de práticas ilegais que constam no parecer final da Comissão Processante".

Já o colega Chocolate relembra que Bernal, após eleito, "se mostrou intransigente às articulações políticas", tendo o chamado publicamente de "burro". Em resposta às acusações, nega qualquer amizade com Gilmar Olarte e André Puccinelli e diz sequer conhecer o empresário João Amorim.

Diz ainda nunca ter indicado cargos ou tratado seu voto com Airton Saraiva (DEM), conforme ressalta a denúncia. Por fim, justifica que comprou um automóvel Hyundai Elantra, com R$ 20 mil de entrada e o restante financiado, e um Hyundai HB20 pago por sua companheira, contrapondo questionamentos sobre a origem dos recursos.

Procurador se defende - Acusado de associação criminosa, o procurador jurídico da Câmara Municipal André Scaff também traz em sua defesa, protocolada no TJ-MS, "a ausência de indícios mínimos e falta de justa causa". Segundo o texto, as acusações são baseadas em "meras conjecturas, sem provas substanciais".

Indagado por que o empresário João Amorim era chamado de "chefe" por Skaff, a defesa explica tratar-se de "expressão usada com o intuito de estabelecer contato mais amigável" e que não caracteriza delito.

Por fim, esclarece que o parecer jurídico que emitiu, favorável à cassação de Bernal, não consiste em "ato administrativo e sim consultivo, que visa informar, elucidar e sugerir providências", e faz parte de sua função como procurador jurídico da Câmara Municipal, de orientar tecnicamente como faz qualquer consultor.

Núcleos – Na esfera de associação criminosa, os denunciados são: Gilmar Olarte, João Amorim (empreiteiro), João Baird (empresário), Mario Cesar (vereador), Fábio Machinsky (empresário), Airton Saraiva (vereador), Flávio César (vereador), André Puccinelli (ex-governador), Nelson Trad Filho (ex-prefeito), Luiz Pedro Guimarães (empresário), Raimundo Nonato de Carvalho (empresário), André Scaff (procurador da Câmara) e Carlos Naegele (empresário).

Na corrupção ativa, foram denunciados: Gilmar Olarte, João Amorim, João Baird, Mario Cesar, Fábio Machinsky, Airton Saraiva e Flávio César. Na corrupção passiva, a denúncia é contra 11 vereadores: Edil Albuquerque, Carlos Augusto Borges (Carlão), Edson Shimabukuro, Gilmar da Cruz, Eduardo Romero, Jamal Salém, João Rocha, Alceu Bueno, Otávio Trad, Paulo Siufi e Waldecy Batista Nunes, o Chocolate.

 

Nos siga no Google Notícias