A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017

23/11/2016 16:30

Vídeos mostram indígenas tentando invadir Câmara dos Deputados

Ricardo Campos Jr.
Policiais legislativos tentam controlar tumulto na Câmara dos Deputados (Foto: reprodução)Policiais legislativos tentam controlar tumulto na Câmara dos Deputados (Foto: reprodução)

Grupo de indígenas tentou invadir, na manhã desta quarta-feira (23), um dos anexos da Câmara dos Deputados, em Brasília. Um dos assessores do deputado federal Elizeu Dionízio (PSDB-MS) registrou em vídeo parte do tumulto.

Segundo Clodoaldo Silva, as imagens mostram a polícia legislativa fechando as portas de aço que vedam o acesso entre os prédios e as grades que protegem as vidraças na fachada. Neste segundo vídeo, é possível notar a confusão e a reação dos servidores tentando impedir a entrada dos manifestantes.

O portal G1 informou que, segundo a Polícia Militar, havia cerca de 400 pessoas no local. Nenhum deles quis conversar com a imprensa.

Para conter a confusão, foi necessário o uso de spray de pimenta. Os indígenas protestavam contra a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 55, antiga PEC 241, que limita os gastos do poder público nos próximos 20 anos.

Conforme o funcionário parlamentar, o mesmo grupo estava reunido em frente ao Palácio do Planalto em manifestação semelhante e decidiu ir até a Câmara dos Deputados para continuar com o ato.

“Eles estavam chegando. As portas foram fechadas rapidamente e eles foram barrados antes”, conta o assessor. Como as passagens entre os anexos foram fechadas, os servidores não conseguiam transitar entre os prédios e ficaram por quase uma hora acompanhando a situação.

“Houve confronto, jogaram gás para dispersar. Depois de um tempo, foram embora”, conta. Não há informação sobre feridos.

Parlamentar de MS narra em tempo real invasão ao plenário da Câmara Federal
A invasão de um grupo de 50 manifestantes ao plenário principal da Câmara dos Deputados, esta tarde, interrompendo o andamento de uma sessão não-deli...
Ministro propõe criação de órgão especial de segurança sul-americano
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, se reuniu em Washington com o subsecretário de Estado para Assuntos Políticos dos Estados Unidos, Thomas A. Shan...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions