ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 25º

Política

Deputados aprovam reajuste de 5% aos servidores do Tribunal de Contas

Projeto foi votado em regime de urgência após acordo de líderes

Leonardo Rocha | 04/07/2017 12:52
Deputados aprovaram o projeto em primeira votação, nesta terça-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados aprovaram o projeto em primeira votação, nesta terça-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que concede o reajuste de 5% aos servidores do TCE (Tribunal de Contas Estadual) e MPC (Ministério Público de Contas). A proposta foi avaliada em regime de urgência, após acordo dos líderes partidários, para que seja concluída antes do recesso parlamentar.

O projeto ainda precisa passar por uma segunda votação, que vai ocorrer provavelmente amanhã (05), antes de seguir para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). O deputado Lídio Lopes (PEN) foi quem pediu aos colegas, que a matéria fosse votada em regime de urgência, sem os prazos regimentais, para adiantar o processo.

O presidente do Tribunal de Contas, o conselheiro Waldir Neves, justificou que o reajuste será de 5% aos servidores, pois leva em consideração a instabilidade da economia brasileira, que não permite segundo ele, projeções otimistas sobre a receita líquida do Estado.

Ele citou a projeção de crescimento (economia) de apenas 0,65% para 2017 e a diminuição (receita) de 0,68% prevista para o ano que vem. Também considera que esta reposição (salarial) não vai comprometer a saúde financeira do TCE, assim como o limite prudencial.

Defensoria - A intenção dos deputados era votar também o reajuste de 5% aos servidores da Defensoria Pública, no entanto o projeto não foi analisado na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), porque o relator, o deputado Renato Câmara (PMDB), faltou a reunião de hoje (04), em função de agenda política em Ivinhema, cidade que fica a 282 km da Capital.

O projeto precisa passar pela comissão, para depois entrar em regime de urgência no plenário, para as duas votações, antes de seguir para sanção do governador. A Defensoria justifocu que a intenção é repor as perdas causadas pela inflação, correspondente ao período de maio de 2016 a abril de 2017, sendo retroativo a maio deste ano.

Nos siga no Google Notícias