A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 17 de Outubro de 2017

09/06/2008 16:53

Ainda este ano, milho pode superar soja, prevê IBGE

Redação

O volume da produção estimada para o milho este ano pode superar a da soja. A avaliação é do coordenador de Agropecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Flávio Bolliger.

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado hoje (9) pelo IBGE, a estimativa é que sejam produzidas no país, em 2008, 58,3 milhões de toneladas de milho, o que se aproxima dos 59,8 milhões de toneladas esperados de soja.

"Se esse resultado mantiver a expansão, a produção do milho pode superar a da soja em volume", previu Bolliger.

Ele destacou que a expectativa é que a produção do milho aumente num ritmo mais acelerado que o da soja. Enquanto a soja deve superar em 3,3% o total cultivado em 2007, a produção do milho primeira safra deve ser 10,4% maior que a do ano passado e a do milho segunda safra, 17,2%.

A expectativa do bom desempenho da produção de milho pode ser relacionada, é em parte, segundo o gerente do levantamento, Mauro André Andreazzi, pelo direcionamento da produção norte-americana para a fabricação de etanol.

"Os Estados Unidos, que são o principal exportador mundial de milho, fecharam as portas [exportações] para o etanol e abriram espaço para o Brasil exportar", afirmou.

Segundo o levantamento do IBGE, a safra total de grãos no Brasil este ano deve atingir novo recorde, totalizando 144,3 milhões de toneladas de grãos, 8,4% a mais do que em 2007.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions