ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Iagro já realiza desinfecção de veículos na fronteira contra aftosa

Vinícius Squinelo | 27/09/2011 09:56

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal iniciou os trabalhos de desinfecção e pulverização de veículos que fazem o trânsito aduaneiro nas entradas oficias da linha de fronteira, abrangendo os municípios de Mundo Novo, Ponta Porã e Corumbá, com base no Decreto nº 13.267, publicado no Diário Oficial do Estado de ontem.

A desinfecção e vistoria já acontece na barreira da Iagro em Mundo Novo. A diretora-presidente da Agência de Defesa Sanitária, Maria Cristina Carrijo, afirmou que os demais municípios, Ponta Porã e Corumbá, também já estão se organizando para iniciar os trabalhos de higienização.

A partir da desinfecção dos veículos, esclarece a diretora da Iagro, o trânsito será normalizado e os produtos de origem vegetal (como soja, milho e sementes) voltam a ter o ingresso permitidos no Estado.

Contudo, o decreto relaciona "exceção" aos produtos de origem animal e vegetal submetidos a processamento industrial, que inativam o vírus da febre aftosa, com ingresso por meio das barreiras sanitárias que compõem os corredores sanitários, desde que acompanhados da documentação sanitária pertinente. Já o trânsito de animais – como suínos, bovinos e ovinos - entre Brasil e Paraguai permanece suspenso.

Carrijo informa ainda que, além as 15 barreiras fixas/volantes distribuídas ao longo da fronteira, outras 12 equipes da Iagro foram deslocadas de outras regiões do Estado em apoio à força tarefa que vem sendo realizada na fronteira. "É um trabalho de fiscalização e prevenção sem prazo para término. As novas equipes estão indo a campo reforçar o trabalho de orientação e esclarecimento, além de realizar a inspeção dos bovídeos nas propriedades", explica ela.

Com a fronteira fechada, Cristina Carrijo alerta também que o trânsito de animais na fronteira está sendo monitorado e que gado suspeito e sem comprovação de origem será abatido. "A orientação é abater todo e qualquer animal suspeito, que não tenha identificação ou ainda documentos que comprovem sua origem", alerta ela com base na Lei n.º 3.823, de dezembro de 2009, que institui a Defesa Sanitária Animal do Estado de Mato Grosso do Sul. Cristina ressalta que, com base no artigo nº 43 da mesma Lei, o abate ou sacrifico sanitário dos animais (entre outras medidas, como aplicação de multa) poderá ocorrer.

Nos siga no Google Notícias