ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Logística impede que todas as embalagens de agrotóxicos sejam devolvidas

Zana Zaidan | 24/01/2014 08:06
Agricultores podem devolver as embalagens em 18 postos de coleta espalhados pelo Estado (Foto: Divulgação)
Agricultores podem devolver as embalagens em 18 postos de coleta espalhados pelo Estado (Foto: Divulgação)

Obrigatória desde junho de 2002, o índice de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos chega a 95% nas propriedades de Mato Grosso do Sul. Antes de a legislação entrar em vigor, 300 toneladas eram recolhidas no Estado, em 2013, o total atingiu 2,5 mil toneladas, conforme o Inpev (Instituto Nacional de Processamentos de Embalagens Vazias de Agrotóxicos). A medida visa evitar que resíduos químicos retornem à natureza, assim como a reutilização inadequada do material.

O Inpev atribui o crescimento das devoluções à expansão da infra-estrutura do sistema. Hoje, são 18 unidades de recebimento à disposição do agricultor local, 174 em todo Brasil. “Além disso, há uma conscientização maior do produtor rural, ciente da lei dos agrotóxicos e das punições previstas para o que comete crimes ambientais”, afirmou o coordenador de operações locais do instituto, Hamilton Rondon Flandoli, durante a abertura da feira de tecnologia Showtec, em Maracaju.

Apesar do avanço, a pequena parcela que ainda não adota a prática encontra barreiras logísticas, diz Flandoli. “São pequenos agricultores, que não têm condições de uma vez por ano sair de sua propriedade e levar as embalagens até um dos postos de coleta”, explica.

Barreira logística impede que 5% dos agricultores descarte as embalagens corretamente (Foto: Cleber Gellio)
Barreira logística impede que 5% dos agricultores descarte as embalagens corretamente (Foto: Cleber Gellio)

Coleta itinerante – O Inpev investe em medidas para alcançar os 5% na destinação das embalagens vazias. Depois de analisar a demanda, o instituto elencou oito dos 18 postos e passa recolhendo as embalagens, aponta o coordenador.

A coleta é feita duas vezes por ano em Taquarussu, e uma vez em Ivinhema, Nova Andradina e Bonito.

A legislação federal que regulamentou a coleta e a destinação final das embalagens de agrotóxicos dividiu responsabilidades entre os elos da cadeia produtiva. Quem usa deve lavar a embalagem três vezes e devolvê-la em até um ano. Os distribuidores disponibilizam as unidades de recebimento e a indústria recolhe e processa o material devolvido.
O Inpev, criado por indústrias do setor, atua há dez na facilitação da devolução das embalagens vazias.

Nos siga no Google Notícias