A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

24/04/2014 13:19

Para Funai, transferir demarcação de terras para o Congresso é "retrocesso"

Ivan Richard, da Agência Brasil

A presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Augusta Assirati, disse hoje (24) na Câmara dos Deputados que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, que transfere a competência da União na demarcação das terras indígenas para o Congresso Nacional, é “inconstitucional, descabida”, além de representar um “retrocesso do ponto de vista da demarcação de terras”.

Em debate na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Assirati ressaltou que apesar de a Constituição Federal assegurar um conjunto de direito dos povos indígenas, a discussão sobre a aplicação desses instrumentos legais tem servido como arma contra os próprios índios.

“O que está colocado é uma disputa em torno das normas infraconstitucionais e o Congresso tem um papel importante nisso. A sociedade ainda carece de informação para compreender a forma de vida dos povos indígenas: onde eles estão, onde vivem, as principais demandas. Existe uma carência de informação e de formação sobre isso”, disse a presidente da Funai.

Maria Augusta Assirati reclamou da falta de estrutura do órgão que, segundo ela, não faz concurso público desde 1988. “O nosso quadro de servidores está imensamente defasado e isso precisa ser revisto.”

Produtor faz estudo paralelo e Funai cria novo grupo para avaliar Buriti
Um dos pontos de maior divergência entre fazendeiros e o governo federal, a avaliação das benfeitorias das fazendas na região denominada de Terra Ind...
Produtores vencem duelo e comissão que tira poder da Funai é instalada
Produtores rurais saíram vitoriosos de duelo com os indígenas na briga pela instalação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 215, que tira da Fu...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions