A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

07/06/2016 11:14

Produtores que plantaram mais tarde vão colher até 80% do milho

Mariana Castelar
Clima faz com que colheita de milho safrinha já tenha queda de 23% (Foto: Famasul)Clima faz com que colheita de milho safrinha já tenha queda de 23% (Foto: Famasul)

Quem deixou para plantar o milho safrinha de 1º de março até 10 de abril teve mais sorte este ano, de acordo com o analista de grãos do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) Leonardo Carlotto. Cerca de 40% dos produtores que optaram por esta época vão colher milho de melhor qualidade, já que enfrentaram menos problemas com o clima.

Segundo Carlotto, 60% dos produtores passam por dois cenários distintos. Cerca de 30% dos que plantaram no início do ano foram os que mais sofreram com o clima, já que houve falta de chuva no meio da safra fazendo com que a reprodução do alimento não fosse completa. “Deste grupo, temos perda de 7% e 10% da safra, que deverão colher de 30 a 40 sacas de 0 a 100”, explica.

Já o restante dos produtores que deixaram para plantar entre fevereiro e março vão colher entre 60% e 70%, pois também tiveram problema no desenvolvimento do milho. “Com a falta de chuva, eles ficaram pequenos, por conta isso, haverá queda na saca”, aponta o analista de grãos, que mostrou que com este quadro haverá uma redução de 23% na safra de milho safrinha deste ano”.

A expectativa era que Mato Grosso do Sul produzisse 88 sacas, mas a previsão é que chegue a 67. “A estimativa só será menor se houver geada ou ganizo, pois a chuva não interfere nem no desenvolvimento nem na colheita, já que a palha do milho protege a espiga”, detalha Carlotto

O levantamento foi realizado durante o período mais crítico enfrentado pela safra, entre há um a dois meses atrás, e realizado pelo Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), ferramenta desenvolvida pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions