UFMS e UnB buscam voluntários para testar app que apoia tratamento da dor lombar
Estudo vai comparar intervenção tradicional com uso de aplicativo em Campo Grande e Brasília
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em parceria com a UnB (Universidade de Brasília), deu início a um estudo clínico que vai avaliar o uso de um aplicativo de celular no tratamento da dor lombar. A pesquisa é coordenada pelo professor Thomaz Burke, do Inisa (Instituto Integrado de Saúde), e já está em fase de seleção de voluntários.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A intervenção terá duração de oito semanas e acompanhamento de até um ano, incluindo análise econômica. O objetivo é entender não só se o aplicativo funciona, mas também se ele é financeiramente viável, ou seja, quanto custa e quanto melhora a qualidade de vida dos pacientes.
Interessados em participar podem preencher um formulário online para inscrição clique neste link.
O estudo será realizado com 140 pessoas, 70 em Campo Grande e 70 em Brasília, com idades entre 18 e 59 anos e que sofrem de dor lombar há pelo menos três meses e que não fizeram tratamento nos últimos seis meses. Os participantes passarão por avaliações físicas e clínicas antes de serem sorteados para um dos grupos.
A dor lombar atinge grande parte da população em algum momento da vida e, na maioria dos casos, não tem uma causa específica, o que dificulta o tratamento. O aplicativo foi criado para ajudar o próprio paciente a lidar com o problema no dia a dia e agora será testado em um ensaio clínico com dois grupos: um que seguirá o tratamento tradicional e outro que usará a ferramenta digital.