ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 25º

Saúde em Equilíbrio

Cuidados com a saúde oral trazem bem-estar

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 10/10/2023 11:15

Você sabia que uma boa mobilidade da língua tem grande importância na saúde e bem-estar do seu sistema corporal? Essa estrutura muscular, muitas vezes negligenciada do nosso corpo, desempenha um papel fundamental na nossa saúde oral, postura e bem-estar geral. Quando os músculos da língua ficam tensos e retraídos, várias disfunções podem surgir. Por exemplo, isso pode levar a problemas de fala, dificuldades na mastigação e até mesmo ronco e apneia do sono, atividades vitais do nosso sistema.

A articulação temporomandibular (ATM) e a língua estão intimamente relacionadas. Músculos tensos da língua podem contribuir para a disfunção na ATM, resultando em dores faciais, dificuldades na abertura da boca e até mesmo dores de cabeça. A postura do pescoço e da cabeça está ligada à posição da língua na boca. Músculos tensos da língua podem afetar negativamente a postura cervical, contribuindo para dores e tensões na coluna cervical. Assim como a língua desempenha um papel crucial na respiração, especialmente durante o sono. Músculos tensos da língua podem resultar em dificuldades respiratórias noturnas, como o ronco.

Nossa dica de hoje é: a fisioterapia pode ajudar a melhorar a mobilidade e função da língua, aliviando essas disfunções. Trabalhando em conjunto com outros profissionais de saúde, os fisioterapeutas podem desenvolver planos de tratamento personalizados para abordar problemas relacionados à língua e à saúde oral. Lembre-se, cuidar da saúde da sua língua não é apenas sobre a comunicação verbal, mas também sobre o seu bem-estar geral. Consulte um profissional especializado para obter orientações e tratamentos adequados.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

Nos siga no Google Notícias