ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUINTA  03    CAMPO GRANDE 21º

Saúde em Equilíbrio

Por que tratar só no pico da dor não é a melhor opção?

Por Dra. Thais Cristina Leite (*) | 03/09/2026 15:26


POR QUE TRATAR SÓ NO PICO DA DOR NÃO É A MELHOR OPÇÃO?

“Se você só trata quando a dor fica insuportável, talvez esteja sempre chegando tarde demais.”

A dor aumenta.

Você procura ajuda.

Trata, melhora… e volta à rotina.

Até que, algum tempo depois, a dor aparece novamente.

E esse ciclo se repete.

Mas existe um ponto importante: a dor que você sente hoje pode ser resultado de algo que o seu corpo vem compensando há muito tempo.

Uma sobrecarga, uma alteração de movimento, perda de força, redução de mobilidade ou hábitos que, repetidamente, exigem mais do que o corpo consegue oferecer.

Por isso, tratar apenas no pico da dor pode significar olhar somente para o momento mais evidente do problema — e não para tudo o que contribuiu para ele chegar até ali.

Um tratamento individualizado precisa ir além de simplesmente diminuir a dor.

É preciso compreender por que ela apareceu, o que está mantendo o quadro e o que precisa ser modificado para que o corpo volte a funcionar melhor.

Nossa dica de hoje é: não espere a dor gritar para começar a escutar o seu corpo.

Dor não deveria ser o ponto de partida para o cuidado.

Deveria ser um sinal para você prestar atenção.

(*) Dra. Thais Cristina Leite – fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), com 20 anos de prática clínica. Especialista em Gestão em Saúde/Educação Especial e Inclusiva. Formação em terapia manual, liberação miofascial, mobilização neural, ventosaterapia, terapia floral, método ProCURE, formação em análise corporal e outras técnicas integrativas e complementares em saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.