Governo investe em tecnologia para manter sistema seguro e eficiente

Manter o nível de segurança com eficiência. É o que pretende o Governo do Estado ao investir em ações de modernizações na área de TI (Tecnologia de Informática), não só na parte de equipamentos, mas também no sistema e procedimentos, anunciou a SGI (Superintendência de Gestão da Informática), formada por servidores do quadro efetivo e terceirados.
De acordo com a SGI, além de trabalhar na busca de maior eficiência nos mais diversos setores da administração estadual, os técnicos mantém foco atento na prevenção e segurança. Lembra que foi atuando preventivamente que sua equipe evitou que os órgãos do Executivo tivessem problema com o ataque cibernético do dia 12 de maio deste ano, dos maiores os últimos anos.
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No ciberataque, que atingiu 150 países, repartições públicas pelo mundo todo sentiram os efeitos do vírus “WannaCry”- vontade de chorar em português -, incluindo a Petrobras, INSS e IBGE no Brasil, mas não foi registrado nenhum problema nos sistemas do Governo do Estado.
Segundo a SGI, isso reforça a importância dos procedimentos que estão levando Mato Grosso do Sul a ganhar reconhecimento nacional no desenvolvimento de sistemas nas áreas de gestão pública, educação, contábil, tributária e vigilância sanitária.
Pioneirismo - Na lista dos novos e modernos equipamentos, alguns colocam Mato Grosso do Sul na condição de pioneiro. É o caso da implantação do E-Fornecedor, uma iniciativa que surgiu a partir da identificação da necessidade de melhoria do processo de cadastro de fornecedores com interesse em participar do processo de licitação e posterior controle.

Com o E-Fornecedor, o Governo do Estado mantém mantém um cadastro completo e atualizado das empresas que atendem ou desejam atender o Estado, controla documentos de certidões e prazos de validade de forma mais eficiente, certifica empresas para a participação em pregões eletrônicos e ainda consegue formar um histórico de penalidades das empresas e com fácil acesso.
Segundo a SGI, o sistema é integrado com outros sites estaduais, o que facilita o anexo e documentos por parte dos fornecedores. Na avaliação dos técnicos da Superintendência, com menos entregas físicas e menos papéis, o processo de cadastro fica mais rápido para os servidores, menos burocrático para os fornecedores e mais transparente para a sociedade.
A emissão de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônico é outra inovação tecnológica desenvolvida pela área de TI do Governo do Estado, já adotado por 75 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Com a tecnologia, a NFC-e permite o envio do documento via E-mail, SMS e até mesmo pelas redes sociais em tempo real.
Novidade na prestação de serviços - O modelo de prestação de serviços denominado UST (Unidade de Serviço Técnico) também foi adotado pela SGI, e por ele são estabelecidos padrões determinados para que os resultados sejam alcançados de forma mensurável e no maior grau de segurança e confiabilidade estabelecido em contrato. Com o modelo recomendado pela Súmula 269 do TCU (Tribunal de Contas da União), a empresa contratada por meio de licitação para prestar serviço na área de TI tem que apresentar os resultados definidos.
Pelo modelo de contratação por UST, o contratante define previamente um “catálogo de serviços” a ser cumprido pela empresa contratada, já com o resultado esperado e os padrões de qualidade a serem atingidos. Cada serviço previsto no catálogo tem seu custo definido, e o valor é pago de acordo com o seu grau de complexidade.
Com base considerada sólida e segura, a Unidade de Serviço Técnico já é adotada nos contratos de terceirização na área de TI em vários órgãos públicos, como a CGU (Controladoria Geral da União), TCU (Tribunal de Contas da União), STJ (Supremo Tribunal de Justiça, Presidência da República, Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e TCE/MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul).