ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

Inteligência artificial cria robô capaz de pesquisar e escrever artigos sozinho

O Manuscript Writer já foi capaz de escrever 99 artigos em apenas três semanas

Paulo Nonato de Souza | 07/12/2017 16:41
A inteligência artificial como parceira e concorrência às vagas de empregos humanos (Foto: Reprodução)
A inteligência artificial como parceira e concorrência às vagas de empregos humanos (Foto: Reprodução)

Um robô pesquisador e escritor de artigos científicos e acadêmicos. A novidade é uma plataforma chamada Manuscript Writer, uma inteligência artificial criada pelo laboratório da SciNote LLC, empresa americana de tecnologia eletrônica com sede em Middleton, no estado de Wisconsin, que já foi capaz de escrever 99 rascunhos de artigos em apenas três semanas.

O objetivo principal do Manuscript Writer é acelerar a produção dos pesquisadores, já que ela faz um trabalho mais "braçal". A máquina vasculha os dados armazenados pelo cientista durante a pesquisa e cruza isso com referências abertas para consulta em periódicos e livros acadêmicos.

Bastará colocar um número de identificação dos artigos que serão usados como referência, as palavras-chave que devem ser pesquisadas e o próprio banco de dados já cadastrado na plataforma. Em seguida, é só aguardar a inteligência artificial produzir o manuscrito.

A Manuscript Writer não pega toda a tarefa para si. A coleta de dados ainda fica por conta do ser humano e apenas a organização das informações é realizada por ela. Em outras palavras, ainda é preciso dar uma boa revisada antes de submeter para qualquer publicação.

A ideia é que o escritor não precise começar o artigo do zero, resolvendo alguns problemas atuais do setor. Segundo um estudo de 2013 utilizado como base pela SciNote LLC, cerca de 54% de todos os estudos realizados não podem ser confirmados por erros no gerenciamento de dados. Além disso, a falta de padronização torna-se um problema ainda na medida em que os dados analisados praticamente dobram a cada dois anos.

Nos siga no Google Notícias