ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Ciclistas comemoram mais ciclovias, mas cobram respeito no trânsito

Aliny Mary Dias | 15/04/2014 08:59
Capital é a 4ª do país em extensão de ciclovias e ciclofaixas (Foto: Marcelo Victor)
Capital é a 4ª do país em extensão de ciclovias e ciclofaixas (Foto: Marcelo Victor)

Nesta terça-feira (15) é comemorado o dia Internacional do Ciclista e em Campo Grande, a 4ª cidade do país em extensão de ciclovias e ciclofaixas, entre os ciclistas o sentimento é que muita coisa melhorou, mas o respeito por parte de motoristas e motociclistas ainda precisa evoluir.

Em toda a cidade, são 77,2 quilômetros de ciclovia e 13 quilômetros de ciclofaixas de acordo com a Prefeitura. Os números animam o presidente da Associação dos Ciclistas Amadores de Mato Grosso do Sul, Clemêncio Frutuoso Ribeiro.

“Campo Grande avançou muito, mas precisa de mais ciclovias principalmente aquelas que ligam os bairros ao centro da cidade. Na região das saídas para Rochedo e na Avenida Tiradentes também precisa de espaço para os ciclistas”, explica.

O levantamento da associação aponta que mais de 200 mil pessoas se locomovem de bicicleta na Capital. Desse total, pelo menos 20 mil são associadas e usam o veículo como condução.

De acordo com a Prefeitura, está prevista a construção de 6,8 quilômetros de ciclovias e 2,2 quilômetros de ciclofaixa. A notícia anima o ciclista Luiz Paulo, de 33 anos, que mora na Vila Popular e sempre usa a bicicleta na cidade.

“No centro, eu sempre empurro a bicicleta porque os motoristas não respeitam, mas nos bairros eu sempre pedalo e é uma maravilha”, diz Luiz.

Eurípedes trabalha como entregador no centro da cidade e adora pedalar (Foto: Marcelo Victor)
Eurípedes trabalha como entregador no centro da cidade e adora pedalar (Foto: Marcelo Victor)

Eurípedes Alberto Freitas, de 65 anos, trabalha há mais de 15 anos como entregador no centro da cidade e a bicicleta é seu meio de transporte. Ele também afirma que muita coisa mudou, mas que o respeito por parte dos motoristas não é satisfatório.

“É muito perigoso, a gente precisa tomar cuidado para não bater em retrovisor porque eles não estão nem aí. Mesmo assim, é muito melhor andar de bicicleta e a ciclovia ajuda bastante”.

Mortes – Do início do ano até agora, conforme dados da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), seis ciclistas morreram no trânsito de Campo Grande.

Para diminuir as mortes, a Prefeitura começa na tarde de hoje, por volta das 16 horas, uma ação educativa na Avenida Cônsul  Assaf Trad, na saída para Cuiabá. O objetivo é conscientizar motoristas e a mesma ação será promovida amanhã (16) na Avenida Gury Marques.

Nos siga no Google Notícias