ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 26º

Lugares por Onde Ando

Atenção viajantes para a primeira parada de abril

Paulo Nonato de Souza | 31/03/2023 08:27
Com 27 metros de altura, a estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará, é um dos marcos do turismo religioso no Brasil (Foto: Reprodução)
Com 27 metros de altura, a estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará, é um dos marcos do turismo religioso no Brasil (Foto: Reprodução)

Abril, o mês dos feriados começa neste sábado com boas oportunidades para os viajantes. Já de cara dois feriadões seguidos, a Sexta-Feira Santa, dia 7, que termina com a celebração de Páscoa no domingo, e o Dia de Tiradentes, 21. Gostou? Calma que tem mais: abril termina colado ao Dia do Trabalho, em 1º de maio, uma segunda-feira.

Se a intenção é viajar, então você só precisa buscar o destino e as melhores condições de passeios, porque serão três boas paradas ao longo do mês de abril, e a primeira já na próxima sexta-feira para as celebrações da Semana Santa. A previsão é de que o turismo religioso movimente mais de 1,3 milhão de fiéis em 2023 no país, diz levantamento do Ministério do Turismo.

A Semana Santa é um dos principais eventos do nosso calendário com uma variada opção de atrativos religiosos que atraem multidões pelos quatro cantos do país. Entre os destinos que devem receber um fluxo intenso de pessoas no período estão as cidades de Aparecida (SP), Juazeiro do Norte (CE), Trindade (GO), Brejo da Madre de Deus (PE) e Planaltina (DF). São alguns dos destinos religiosos mais populares no Brasil.

A cidade de Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco, realizará entre os dias 01 e 08 de abril a 54ª edição da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Este ano, o evento deve receber cerca de 60 mil pessoas. Ao todo, o espetáculo já foi visto por mais de 4 milhões de espectadores no distrito de Fazenda Nova, na cidade de Brejo da Madre de Deus, sede do maior teatro ao ar livre do mundo.

Em Juazeiro do Norte (CE) cerca de 150 mil fiéis devem aproveitar a semana para visitar a estátua de Padre Cícero. O monumento recebe anualmente 2,5 milhões de visitantes. Foi lá, como sacerdote, que Padre Cícero viveu por mais de 60 anos, até sua morte, e onde ganhou fama de milagreiro. Juazeiro tem ainda o Museu Vivo, que conta a vida do padre e fica bem ao lado da famosa estátua. O local reúne turistas e devotos de várias partes do Brasil.

No Centro-Oeste, a cidade-satélite de Planaltina (DF) promove o espetáculo a Paixão de Cristo, no Morro da Capelinha. A celebração reúne em média 100 mil pessoas. Em Goiás, a Cidade de Goiás promove a Procissão do Fogaréu, patrimônio imaterial do estado. A apresentação, que simboliza a prisão de Jesus Cristo, reúne 40 homens encapuzados andando pelas ruas com tochas acesas e cantando músicas em latim. São esperado mais de 20 mil fiéis.

Em Minas Gerais, estado dos tradicionais tapetes devocionais, a estimativa é de que pelo menos 70 mil pessoas celebrem o feriado religioso, principalmente nas cidades de Ouro Preto, Mariana, São João Del Rei e Tiradentes. Um dos principais símbolos da Semana Santa, o tapete é confeccionado por moradores e turistas na noite do Sábado de Aleluia e madrugada do Domingo de Páscoa no trajeto da Procissão da Ressurreição, uma das tradições católicas.

Nos siga no Google Notícias