ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 28º

Lugares por Onde Ando

Carnaval 2024: veja opções de lugares para curtir a folia

Por Paulo Nonato de Souza | 18/01/2024 08:30
Corumbá abriga a maior festa de Carnaval do Centro-Oeste e a folia de 2024 foi aberta, como sempre, com a tradicional Roda de Samba (Foto; Gisele Ribeiro/Reprodução)
Corumbá abriga a maior festa de Carnaval do Centro-Oeste e a folia de 2024 foi aberta, como sempre, com a tradicional Roda de Samba (Foto; Gisele Ribeiro/Reprodução)

Estamos a exatos 25 dias para a largada oficial do Carnaval 2024. Se o ano no Brasil só começa depois do período carnavalesco, então esteja pronto porque o “Ano Novo” está chegando. De norte a sul, do nordeste, sudeste ao centro-oeste, o mês que é sinônimo de alegria mais uma vez vai movimentar o Brasil, de 09 a 13 de fevereiro, em uma das festas populares mais importantes para o turismo nacional.

Os ritmos são os mais diferentes, não apenas o samba prevalece. No Centro-Oeste, onde o Carnaval tem destaque em cidades como Corumbá, em Mato Grosso do Sul, e Goianésia, em Goiás, o embalo da folia vai das tradicionais marchinhas ao sertanejo. Já em Pernambuco quem comanda a dança é o frevo, seguido pelo maracatu, samba e afoxé.

Então, que tal desbravar outros pointes do carnaval brasileiro, porque a festa de Momo não se resume ao Rio de Janeiro. Entre tantas opções de ritmos, fizemos uma seleção de cidades carnavalescas para você se jogar na folia do Carnaval 2024:

Corumbá (MS) – É a cidade que realiza a maior festa de Carnaval da região Centro-Oeste, onde escolas de samba e blocos de rua dão o tom do evento. O movimento começa pela Corte de Momo, desde o período de inscrição dos candidatos a Rei Momo, Rainha e Princesas, que este ano vai até a próxima segunda-feira, 22, com a eleição no dia 26.

Em Corumbá, tudo converge para o Porto Geral, um dos principais pontos turísticos da cidade, inaugurado em 1853. Como nem poderia ser diferente, a abertura oficial do Carnaval de Corumbá 2024, dia 13, foi marcada pela tradicional Roda de Samba, um evento gratuito ao público, no Porto Geral. Com certeza a folia de Momo vai movimentar a população local e os turistas enquanto durar a festa. Se gostou da dica, confira a programação e aproveite os desfiles das escolas de samba.

Salvador, Bahia - É a capital do axé, ritmo da Bahia que caracteriza o Carnaval e foi introduzido, na década de 50, pela dupla de músicos Dodô e Osmar, a partir de uma mistura do frevo e da guitarra elétrica. Os trios elétricos também são uma das principais marcas do evento baiano. O Carnaval da Bahia é uma das maiores festas de participação popular do mundo. Apenas no Carnaval de Salvador, o evento atrai milhões de turistas nos três principais circuitos: Dodô (Barra-Olinda), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico). A folia será de 08 de fevereiro (quinta-feira) até 14 de fevereiro (quarta-feira).

Importante saber que os camarotes e a maioria dos blocos do carnaval de Salvador são pagos. Para participar com mais segurança e comodidade é preciso comprar um Abadá (uniforme que garante a permanência dentro do bloco). Quem não pretende ter esse gasto, a melhor opção é acompanhar os blocos sem cordas e curtir a programação do Carnaval do Pipoca ou a programação alternativa no Palco do Rock, Villa Infantil e Carnaval dos Bairros.

Recife, Pernambuco - O Carnaval de Recife é um dos mais diversos e tradicionais do Brasil: Recife e Olinda, duas cidades vizinhas, exibem sua cultura na mistura de ritmos com festas para todos os gostos. A programação em 2024 começará na quinta-feira (08 de fevereiro) e vai até o dia 14 (quarta-feira de cinzas). Está será a primeira vez que o carnaval de Recife começara na quinta-feira. Ou seja, haverá mais um dia de carnaval. Já o carnaval em Olinda começa na sexta-feira (09).

O grandioso desfile do Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de carnaval do mundo, é uma atração especial para os locais e também para os turistas, sempre no primeiro sábado de carnaval com a concentração dos foliões a partir das 7h da manhã. O Galo da Madrugada 2024 irá acontecer no dia 10 de fevereiro.

O trajeto dos trios elétricos do Galo da Madrugada inicia em frente ao Forte das Cinco Pontas, às 9h, seguindo em direção à Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto (sede do Galo), e passa também nas avenidas Dantas Barreto e Guararapes, finalizando o percurso às 18h30, na Rua do Sol. A participação é gratuita, mas muitos foliões, especialmente turistas, preferem fugir da aglomeração e curtir o desfile com mais segurança e conforto nos camarotes que existem no percurso.

Olinda, Pernambuco - O ritmo típico do frevo é o destaque cultural do Carnaval de Olinda, mas em suas ruas históricas também se dança o maracatu, coco, samba e afoxé. Todos os anos, a cidade é decorada para homenagear algumas personalidades que ajudaram a manter a cultura e tradição do Carnaval e fica mais colorida com enfeites, bandeirolas e sobrinhas de frevo, que se misturam com as fantasias dos milhares de foliões. Além dos blocos que desfilam pelas ladeiras todos os dias, há também atrações nos polos carnavalescos.

Nos siga no Google Notícias