ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 23º

Lugares por Onde Ando

Chegaram as férias de julho, a época mais esperada do ano

Veja sugestões para aproveitar o recesso escolar com a criançada sem sair de Mato Grosso do Sul

Por Paulo Nonato de Souza | 09/07/2024 09:19
Na Estancia Mimosa, em Bonito, o passeio a cavalo é uma boa opção de passeio em família no inverno (Foto: Reprodução)
Na Estancia Mimosa, em Bonito, o passeio a cavalo é uma boa opção de passeio em família no inverno (Foto: Reprodução)

As férias de julho chegaram! É o recesso escolar, um dos momentos mais esperados do ano, pela oportunidade da viagem em família. Se você ainda não se programou e prefere não sair de Mato Grosso do Sul e fugir de destinos nacionais de baixas temperaturas, afinal, estamos no inverno, escolha um fim de semana e busque as melhores ofertas em lugares como o Pantanal, Bonito, Jardim e Bodoquena, por exemplo, onde o frio é considerado ameno e a temperatura da água dos rios se mantém entre 22° e 24° graus.

Isso já é garantia de pleno funcionamento das atividades ao ar livre, incluindo os passeios de mergulho e flutuação. Ou seja, não precisa ter medo da estação mais fria do ano nos principais destinos de ecoturismo sul-mato-grossenses. Mas, claro, não significa desprezar suas vestimentas adequadas para se proteger e manter o corpo aquecido, especialmente à noite. Durante o dia as temperaturas variam de 23º a 29º graus.

Além desse fator interessante, o inverno é a estação que menos chove na região. O nível das águas nas nascentes dos rios baixam e o risco do seu passeio ser cancelado pela chuva é quase zero. Se você curte cair na água, saiba que nos passeios aquáticos, independente da estação, é obrigatório o uso de roupa de neoprene (vestimenta de borracha apropriada para a prática aquática), um tipo de equipamento que mantém a temperatura do corpo.

“Quando você entra na água é como se estivesse debaixo do chuveiro, é uma sensação térmica muito agradável porque dentro da água a temperatura é mais alta do que a temperatura externa”, disse Allan Velcic, da Rota Aventura, uma operadora de cicloturismo especializada em trilhas e roteiros de bike em Bonito.

O banho de cachoeira não é muiro recomendável no inverno, mas sempre tem que encare a água fria (Foto: Reprodução)
O banho de cachoeira não é muiro recomendável no inverno, mas sempre tem que encare a água fria (Foto: Reprodução)

Apenas os passeios de banhos de cachoeira não são muito recomendáveis no inverno. A explicação é que as cachoeiras são naturalmente frias porque estão mais distantes das nascentes dos rios, e no inverno a água fica ainda mais gelada. Os banhos não são recomendados, mas os mais aventureiros sempre encaram o desafio.

Mas, opções de passeios interessantes não faltam na região. Há muito mais atrativos que você pode fazer sem ter que sofrer com a água gelada das cachoeiras. A lista de sugestões inclui rapel, visitar grutas, praticar arvorismo, andar de quadriciclo, passeio de quadriciclo, passeio de barco, observação da fauna e flora, passeio a cavalo e passeio de bike. São os chamados passeios secos, considerados bem tranquilos no inverno.

Nos siga no Google Notícias