ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 26º

Lugares por Onde Ando

Descubra o melhor de Nova York em um roteiro econômico

Por Paulo Nonato de Souza | 21/11/2023 08:25
Central Park, lugar pefeito para passear ou praticar esportes em Nova York e gratuitamente (Foto: Paulo Nonato de Souza)
Central Park, lugar pefeito para passear ou praticar esportes em Nova York e gratuitamente (Foto: Paulo Nonato de Souza)

O melhor de um dos destinos mais multicultural do mundo sem ter que gastar todo o seu dinheiro. Nova York, a cidade americana que nunca dorme pode até ter fama de cara, mas não faltam opções econômicas e gratuitas para curtir. Comida de rua, atividades grátis, parques e tantas outras atrações. É possível se divertir muito ao combinar programas nas proximidades de onde estiver hospedado. Assim poderá caminhar mais e gastar menos.

Uma dica importante: Sempre vale começar o tour pela cidade por seu coração verde, o Central Park. Ocupando cerca de 50 quarteirões de Manhattan, o parque oferece centenas de opções de atividades, de caminhadas pelas alamedas internas até um piquenique, passando pelo Strawberry Fields, monumento erguido em memória a John Lennon.

Quem visita o parque pode combinar o passeio com uma ida ao MET, o Metropolitan Museum of Art, que fica dentro do parque. Embora não seja gratuito, o MET é considerado um dos mais importantes museus do mundo e há que visitá-lo ao passar por NY. Por lá, além de obras de Monet e Rafael, o visitante encontra mais de 26 mil peças do Antigo Egito, entre elas, o Templo de Dendoor. Não tem problema se o ingresso estiver fora do orçamento, já que dá para conhecer o bonito saguão, tirar fotos na famosa escadaria do MET e visitar a ótima lojinha de suvenires.

A 4 km do museu fica a St. Patrick’s Cathedral, que não cobra entrada e exibe sua arquitetura neogótica fascinante na 5th Avenue, próxima do Rockefeller Center. Ainda nas proximidades do parque, outro passeio imperdível é na New York Public Library, principalmente sua Rose Main Reading Room, sala principal da biblioteca, que conta com paredes altas, antigas mesas de carvalho e grandes lustres. Vale aproveitar as redondezas e ir até a icônica Grand Central Station, que fica a sete minutos de distância a pé. A estação de trem conquista turistas há mais de cem anos com o enorme relógio Tiffany em seu átrio e o mural do zodíaco que ocupa o teto do hall.

Saindo um pouco do East e partindo para explorar o West nova-iorquino, vale incluir no roteiro o que é, talvez, o maior sucesso de revitalização urbana da cidade, o High Line Park. Uma ferrovia abandonada que deu lugar a um parque charmoso, que corta, a muitos metros do chão, a região de Hudson Yards e chega até Chelsea. A melhor alternativa é começar o passeio pelo acesso próximo da estação St Hudson Yards (linha 7 do Metrô) e seguir a pé até o final, onde dá para se deparar com o Chelsea Market na saída. O mercado conta com estandes de especiarias, souvenires e almoços a preços econômicos.

Há, claro, alternativas ainda mais em conta para repor as energias pela cidade, que é conhecida, também, pela alta qualidade da comida de rua. O NY Dosas, por exemplo, oferece cardápio vegano indiano, de segunda a sábado, nos arredores do Washington Square Park. Já a DiSO’S Italian Sandwich Society conta com deliciosas opções italianas no menu e apesar de não ter lugar fixo, pode ser encontrada na 46 St, nas proximidades da Park Ave, quase todos os dias da semana.

As dicas são do blog VamosViajar, da Latam, e mostram que é possível viajar para Nova York gastando pouco. Se ficou interessado, então acesse o site oficial da companhia aérea e comece desde já a se programar para passear pela cidade mais famosa dos Estados Unidos. Pesquise também no sites dos passeios sugeridos, como o Metropolitan Museum of Art, Central Park, New York Public Library e Chelsea Market.

Nos siga no Google Notícias