ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Lugares por Onde Ando

Em quarentena, turismo nacional faz conta das perdas

Paulo Nonato de Souza | 21/03/2020 07:04
Único resort com conceito all nature inclusive do Brasil, o Malai Manso Resort entrará em recesso entre 23 de março e 12 de abril (Foto: Divulgação)
Único resort com conceito all nature inclusive do Brasil, o Malai Manso Resort entrará em recesso entre 23 de março e 12 de abril (Foto: Divulgação)

Viajar não é luxo, é necessidade. É o que diz uma das inúmeras inspiradas frases sobre o prazer de fazer turismo, fosse qual fosse o destino, mas neste momento de coronavírus os planos de viagem estão sendo repensados e até cancelados, o turismo entrou em quarentena e viajar virou caso de necessidade extrema.

Neste cenário, somente na primeira quinzena de março o volume de receitas do setor de turismo brasileiro caiu 16,7% em relação ao mesmo período do ano passado, o que representa uma perda equivalente a R$ 2,2 bilhões, conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A projeção sinaliza que os prejuízos já sofridos pelo setor têm potencial de reduzir até 115,6 mil empregos formais. Segundo a CNC, as restrições impostas pelo protocolo de ação em nível global para frear o ritmo de expansão do novo coronavírus, o Covid-19, e o fechamento das fronteiras a estrangeiros em diversos países atingiram em cheio o deslocamento de passageiros no Brasil e no mundo. A queda no fluxo de passageiros tende a impor severas perdas ao turismo.

Os hotéis resorts já apresentam cancelamento de mais de 90% de suas reservas, segundo a Associação Resorts Brasil, e a previsão e de que muitos estabelecimentos do setor devem suspender suas atividades.

É o caso do Malai Manso Resort, único resort com conceito all nature inclusive do Brasil, localizado a 1 hora de Cuiabá, no Mato Grosso, que nesta sexta-feira, 20, anunciou a decisão de fechar as portas temporariamente em função do novo coronavírus.

As atividades do hotel serão suspensas entre a próxima segunda-feira, 23 de março, até o dia 12 de abril. “Visamos preservar a saúde de hospedes e colaboradores”, diz nota do Malai Manso Resort enviada ao Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias