ACOMPANHE-NOS    
ABRIL, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 22º

Lugares por Onde Ando

Em quarentena, turismo nacional faz conta das perdas

Por Paulo Nonato de Souza | 21/03/2020 07:04
Único resort com conceito all nature inclusive do Brasil, o Malai Manso Resort entrará em recesso entre 23 de março e 12 de abril (Foto: Divulgação)
Único resort com conceito all nature inclusive do Brasil, o Malai Manso Resort entrará em recesso entre 23 de março e 12 de abril (Foto: Divulgação)

Viajar não é luxo, é necessidade. É o que diz uma das inúmeras inspiradas frases sobre o prazer de fazer turismo, fosse qual fosse o destino, mas neste momento de coronavírus os planos de viagem estão sendo repensados e até cancelados, o turismo entrou em quarentena e viajar virou caso de necessidade extrema.

Neste cenário, somente na primeira quinzena de março o volume de receitas do setor de turismo brasileiro caiu 16,7% em relação ao mesmo período do ano passado, o que representa uma perda equivalente a R$ 2,2 bilhões, conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A projeção sinaliza que os prejuízos já sofridos pelo setor têm potencial de reduzir até 115,6 mil empregos formais. Segundo a CNC, as restrições impostas pelo protocolo de ação em nível global para frear o ritmo de expansão do novo coronavírus, o Covid-19, e o fechamento das fronteiras a estrangeiros em diversos países atingiram em cheio o deslocamento de passageiros no Brasil e no mundo. A queda no fluxo de passageiros tende a impor severas perdas ao turismo.

Os hotéis resorts já apresentam cancelamento de mais de 90% de suas reservas, segundo a Associação Resorts Brasil, e a previsão e de que muitos estabelecimentos do setor devem suspender suas atividades.

É o caso do Malai Manso Resort, único resort com conceito all nature inclusive do Brasil, localizado a 1 hora de Cuiabá, no Mato Grosso, que nesta sexta-feira, 20, anunciou a decisão de fechar as portas temporariamente em função do novo coronavírus.

As atividades do hotel serão suspensas entre a próxima segunda-feira, 23 de março, até o dia 12 de abril. “Visamos preservar a saúde de hospedes e colaboradores”, diz nota do Malai Manso Resort enviada ao Campo Grande News.