ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 33º

Lugares por Onde Ando

Está chegando o verão e com ele a alegria das viagens

Por Paulo Nonato de Souza | 29/11/2023 08:03
Litoral paulista, a praia de Juquehy, em São Sebastião, é um bom destino nacional para conhecer nas férias de verão (Foto: Reprodução)
Litoral paulista, a praia de Juquehy, em São Sebastião, é um bom destino nacional para conhecer nas férias de verão (Foto: Reprodução)

Está chegando o verão, a estação mais quente do ano, período de elevação das temperaturas em todo o Brasil. Na real, isso nem faz sentido, depois da onda de calor que o país enfrentou nos últimos meses com termômetros próximos dos 50 graus em algumas regiões. A esperança é de que as chuvas tradicionais da época amenizem as temperaturas, sem atrapalhar os planos dos viajantes.

O verão, que este ano vai começar no dia 21 de dezembro, é quando os brasileiros mais viajam. É a época em que tudo é superlativo no turismo, não apenas as temperaturas, mas o movimento de pessoas e também os preços. É época de férias nas escolas, e também no trabalho, algumas famílias se juntam, outras se espalham, e o fluxo nos aeroportos, rodoviárias e portos vão a níveis bem mais elevados do que no resto do ano.

Tanto que os especialistas em turismo sugerem que a melhor época para viajar pelo Brasil é nos meses de setembro e outubro, quando tudo está mais calmo, inclusive os preços. Mas, se tem a oportunidade, não há como resistir e não viajar no Natal ou Ano Novo, mesmo com toda a agitação nos hotéis, embarques e desembarques. Com sol e calor garantidos, muita chuva, as vezes, o verão é momento certo para passear pelas belezas naturais do Brasil, praticar esportes aquáticos ou dar um simples mergulho no mar, rios ou lagos.

Este ano, os brasileiros vão ter mais opções para viajar de avião no período de festas. No final de outubro o Ministério do Turismo anunciou 94 novos voos, sendo 81 nacionais e 13 ligando destinos internacionais, nenhuma nova opção partindo do Aeroporto Internacional de Campo Grande. As novas operações vão ocorrer durante a alta temporada de verão no Brasil, ou seja, nos meses de dezembro e janeiro.

Se optar por não sair de Mato Grosso do Sul, curtir as belezas naturais de Bonito pode ser uma boa dica para o fim de ano. Por exemplo, nadar nas águas transparentes dos rios locais, visitar cavernas e cachoeiras, fazer trilhas e observar aves e outros animais silvestres só podem fazer o bem, enquanto espera a chegada do próximo ano. Única ressalva é que o verão é alta temporada e os preços no principal destino sul-mato-grossense de ecoturismo ficam nas alturas. Fora isso, o passeio certamente vai valer a pena.

Nos siga no Google Notícias