ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 26º

Lugares por Onde Ando

Faça fotos e vídeo, registre tudo antes de despachar sua mala

Paulo Nonato de Souza | 10/04/2023 08:17
Ao de fazer a mala registre tudo com fotos e vídeo, por dentro e por fora, item por item, e faça o mesmo com a etiqueta no momento do check-in (Foto: Reprodução)
Ao de fazer a mala registre tudo com fotos e vídeo, por dentro e por fora, item por item, e faça o mesmo com a etiqueta no momento do check-in (Foto: Reprodução)

Viajar para o exterior é um momento especial, precedido de muito planejamento e expectativa para conhecer lugares diferentes, curtir e aproveitar a vida. O foco é sempre em coisas positivas, nunca negativas, mas episódios como o que envolve as goianas Jeanne Paollini e Kátyna Baía, presas desde o dia 5 deste mês em Frankfurt, na Alemanha, após terem suas malas trocadas por bagagem com drogas no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nos colocam em alerta de que passar pela imigração pode não ser o momento mais tenso da viagem, ou seja, coisas ruins podem acontecer mesmo antes de sair do país.

De acordo com a própria Polícia Federal, funcionários do Aeroporto de Guarulhos trocavam etiquetas de malas para enviar droga para o exterior. O golpe é mais comum do que se imagina, acontece sempre, e pessoas inocentes acabam presas por tráfico internacional, humilhadas e expostas por um crime que não cometeram. Mas, como os viajantes podem se proteger dessa ação dos bandidos disfarçados de funcionários dos aeroportos, se a partir do momento em que despachamos a mala nos tornamos reféns do que podem fazer com ela?

Medidas como trancar a mala com cadeado de código, usar lacres e plastificação naquelas máquinas nos aeroportos podem até minimizar o chamado “golpe da cesárea”, em que os tais funcionários abrem o zíper da bagagem com caneta para furtar objetos ou para colocar drogas no seu interior , mas não funcionam quanto a troca de etiquetas. Nestes casos, a violação acontece na parte externa da bagagem.

Uma boa dica dos especialistas em segurança de viagem começa nos preparativos antes de ir para o aeroporto. Grave em vídeo e tire fotos da sua mala, por dentro e por fora, registre todos os seus pertences e itens no interior e também na parte externa da mala. Faça o mesmo em relação a etiqueta da sua bagagem no momento do check-in no balcão da companhia aérea. Registre tudo que possa servir de prova de que você é apenas uma pessoa viajante.

Outra dica importante dos especialistas é declarar para a companhia o que está sendo levado na mala. Nem todo mundo sabe, mas isso é possível. Durante o check-in, o passageiro pode declarar à empresa aérea o que está levando na bagagem despachada. O procedimento é simples: Faça a lista em casa e formalize no aeroporto, uma cópia ficará com você e outra com a companhia aérea.

Segundo a Desley, marca francesa que produz malas de viagem e acessórios desde 1946, a mala deve estar devidamente identificada com dados do passageiro, como nome, sobrenome e telefone. Também recomenda viajar com malas plastificadas ou embaladas de maneira correta. No entanto, caso plastifique ou embale sua bagagem em quiosques de aeroportos, não deixe de guardar o seu comprovante do despacho da mala em um local seguro.

Nos siga no Google Notícias