ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Lugares por Onde Ando

Já tem planos para os feriados do segundo semestre?

Paulo Nonato de Souza | 07/04/2020 07:02
Aeroporto Internacional de Campo Grande, vazio. O ano de 2020 seria bastante promissor para o turismo em matéria de feriados (Foto: Henrique Kawaminami)
Aeroporto Internacional de Campo Grande, vazio. O ano de 2020 seria bastante promissor para o turismo em matéria de feriados (Foto: Henrique Kawaminami)

Pode parecer estranho pensar em feriados depois de uma longa quarentena em regime de confinamento em casa, uma espécie de feriadão prolongado sem dia certo para acabar. Mas para o setor do turismo o segundo semestre  de 2020 será a chance de começar a se recuperar dos efeitos da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Com 9 feriados nacionais, mais os municipais e estaduais, em uma lista de 10 com chances de virar feriadões de três a quatro dias para ficar longe do trabalho, o ano de 2020 foi muito aguardado como o mais promissor das últimas décadas para o setor do turismo. O que ninguém imaginava era ter que ficar confinado em casa, sem poder aproveitar os períodos de folga por conta das regras do isolamento social para evitar o contagio do novo Coronavírus (Covid-19).

Com feriados nacionais distribuídos em segundas-feiras (três), terça-feira (dois), quinta-feira (um) e sexta-feira (três), fora os feriados municipais e estaduais, a expectativa era de que o turismo doméstico teria reflexos positivos com o movimento de turistas, mas o que se pode ver hoje são cidades e destinos turísticos completamente vazios.

Embora ainda sem previsão de quando a pandemia do Coronavírus estará controlada, as agências de turismo e as empresas aéreas já começaram a movimentar o mercado com ofertas de pacotes para o segundo semestre. A expectativa do setor é de que o cenário seja de normalidade a partir de julho ou agosto.

Significa que teremos de ficar em casa nos feriados da Sexta-Feira Santa, 10 de abril, sexta-feira da próxima semana; Dia de Tiradentes, 21 de abril (terça-feira); Dia do Trabalhador, 1º de maio (sexta-feira) e Corpus Christi, 11 de junho (quinta-feira).

Restarão cinco feriados para os campo-grandenses, incluindo o aniversário de Campo Grande, 26 de agosto, que este ano cairá em uma quarta-feira, diferente do que foi em 2019, numa segunda-feira.

Veja abaixo a lista dos feriados do segundo semestre, quando, se tudo correr bem, o mundo já poderá estar livre do isolamento social:

26 de agosto – Quarta-feira (Aniversário de Campo Grande)

É o dia do aniversário de Campo Grande, que este ano caiu em uma segunda-feira e foi saudado por todos que tiveram três dias de folga. No entanto, em 2020 o feriado pelos 121 de emancipação político-administrativa da Capital sul-mato-grossense não será tão generoso. Quando o feriado cai em quarta-feira dificilmente cabe uma emenda para feriadão.

A cidade de Campo Grande foi fundada em 21 de junho de 1872 pelo mineiro José Antônio Pereira. Com o crescimento consolidado do vilarejo, o fundador solicitou a emancipação, a decisão saiu em 26 de agosto de 1899 e surgiu então a cidade de Santo Antônio de Campo Grande.

7 de setembro – Segunda-feira (Independência do Brasil)

Entre todos os feriados nacionais, sem dúvida o Feriado da Independência é o mais importante, mas mesmo assim anda em baixa pela falta de patriotismo dos brasileiros. Em 2019 já houve mais atenção à essa data, embora tenha caído em um sábado.

Em 2020 vai cair em uma segunda-feira, o que significa três dias de folga para você celebrar a declaração da independência do Brasil do Império Português ou aproveitar para fazer uma viagem de bate e volta.

12 de outubro – Segunda-feira (Nossa Senhora Aparecida)

O feriado de celebração da criação do Estado de Mato Grosso do Sul, 11 de outubro, será “sacrificado” em 2020. Vai cair em um domingo. Mas, em compensação, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, 12 de outubro, cairá numa segunda-feira. Já estão garantidos três dias de folga. Momento bom para fazer roteiros de peregrinação em Aparecida do Norte.

02 de novembro – Segunda-feira (Finados)

Menos de um mês depois do Feriado de Nossa Senhora Aparecida, outro feriado de segunda-feira e três dias de folga no calendário do próximo ano. Será o Dia de Finados, última brecha do ano para você realizar uma viagem antes do Natal e do Ano Novo. Bem que poderia ser a penúltima chance, mas em 2020 o feriado da Proclamação da República, dia 15 de novembro, cairá em um domingo.

25 de dezembro – Sexta-feira (Natal)

Se você não curte o fato de que o Natal em 2019 cairá em uma quarta-feira, sinta-se compensado porque em 2020 a data será celebrada em uma sexta-feira, ou seja, mais três dias de folga garantidos no último feriado do ano. Bom para alongar a confraternização em família ou até mesmo realizar uma viagem no clima natalino, se preferir.

Nos siga no Google Notícias