ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 33º

Lugares por Onde Ando

Lugar perfeito para celebrar a chegada do Ano Novo

Por Paulo Nonato de Souza | 27/12/2023 09:45
Paissagem do Parque Nacional Torres del Paine, o mais visitado pelos turistas que vão até Puerto Natales - Foto: Reprodução
Paissagem do Parque Nacional Torres del Paine, o mais visitado pelos turistas que vão até Puerto Natales - Foto: Reprodução

Ano Novo no fim do mundo. Se você curte turismo de aventura, como altas latitudes e experiências sem igual, e ainda não se decidiu sobre o seu destino para celebrar a chegada de 2024, a quatro dias da virada de ano, Puerto Natales, no extremo sul do Chile, e a 4.664,8 km de Campo Grande, pode ser um lugar perfeito para um réveillon tranquilo em meio à natureza selvagem da Patagônia.

Viajar para Puerto Natales, um simpático centro urbano situado entre o oceano Pacífico e a Argentina, no fim do mundo, como a região é conhecida, significa ir ao encontro do ponto mais alto da exuberante natureza chilena, o Parque Nacional Torres del Paine. O parque é o principal dos 24 parques nacionais preservados da região, e fica a 110 km de Puerto Natales. O trajeto desde a cidade de pouco mais de 18 mil habitantes pode ser feito de ônibus, disponíveis diariamente entre 7h30 às 14h30.

De acordo com o site VamosViajar, da Latam, vale se programar para fazer um trekking pelo parque, mas fique atento porque o trekking até a base de Torres del Paine é um passeio diurno, nada de se aventurar à noite pelo local. O passeio começa na reserva Cerro Paine em uma trilha que, apesar de longa, não é muito complexa. São 10 km para ir e outros 10 km para voltar.

A primeira subida, já nos primeiros metros, é a mais difícil de encarar, então o segredo é não se assustar no início, já que dali para frente tudo irá melhorar, e a paisagem vai compensar, pode confiar. Há uma parada, mais ou menos, no meio do trajeto (em geral, importante para tomar fôlego e descansar um pouco) para o trecho final, rumo à base do gigantesco maciço patagônico, de onde é possível ver uma paisagem simplesmente inesquecível.

Outro programa imperdível em Puerto Natales é navegar até o Glaciar Grey, gigantesca massa de gelo que integra os Campos de Gelo do Sul da Patagônia, simplesmente a terceira maior extensão de gelo continental do mundo, atrás apenas da Antárctida e da Groenlândia. Vale torcer para pegar um dia nublado quando passear por lá, será bem melhor para admirar os tons de azul da geleira glacial.

Então, que tal? Se a sua busca é terminar o ano em meio a natureza selvagem em um lugar diferente de tudo que já viu antes, a dica da Latam é levar você para Puerto Natales como destino diferentão para começar 2024 com as energias renovadas. O lugar é perfeito, também, para fugir da onda de calor que insiste em impactar Mato Grosso do Sul e a maior parte do Brasil. Nos meses de dezembro e janeiro a temperatura na região patagônica fica entre 9°C e 13°C.

A área urbana de Puerto Natalaes, sua fundação data de 1911, mas já era habitada por tribos desde 1557 quando foi descoberta por navegadores em busca de rota para o Estreito de Magalhães - Foto: Reprodução
A área urbana de Puerto Natalaes, sua fundação data de 1911, mas já era habitada por tribos desde 1557 quando foi descoberta por navegadores em busca de rota para o Estreito de Magalhães - Foto: Reprodução


Nos siga no Google Notícias