ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Lugares por Onde Ando

Mato Grosso do Sul é cenário perfeito para o turismo ao ar livre

Paulo Nonato de Souza | 29/06/2021 08:09
Travessia do Vale do Alcantilado, atrativo de turismo de natureza em Rio Negro, município a 154 quilômetros de Campo Grande (Foto: Reprodução)
Travessia do Vale do Alcantilado, atrativo de turismo de natureza em Rio Negro, município a 154 quilômetros de Campo Grande (Foto: Reprodução)

Com destinos turísticos privilegiados pela natureza e imensas áreas de apreciação e contemplação de ecossistemas em seu estado natural, Mato Grosso do Sul é cenário perfeito para o turismo ao ar livre, uma das soluções apontadas por especialistas na recuperação do turismo nesta fase da pandemia de Covid-19.

Estudo realizado pelo Sebrae sobre os desafios do setor diante do impacto econômico da pandemia diz que a tendência está voltada para os destinos intermunicipais e regionais com pacotes que oferecem atividades ao ar livre. O levantamento mostra que os viajantes estão preferindo destinos próximos de onde moram e com acesso de carro.

É uma tendência já apontada pelas pesquisas realizadas pelo setor turístico em 2020. Estudo feito em junho do ano passado pela plataforma Hoteis.com, por exemplo, sinalizava para a retomada do turismo em 2021 com viagens domésticas, passeios ao ar livre e locais sem aglomerações.

Em Mato Grosso do Sul há uma grande diversidade de opções de turismo de natureza, não apenas o Pantanal, Bonito e Bodoquena, os destinos sul-mato-grossenses de ecoturismo mais conhecidos. Veja abaixo sete dicas para você curtir um bom passeio em meio a natureza sem precisar ir muito longe de casa:

Rio Negro – Um atrativo interessante é o Vale do Alcantilado, mais conhecido pelo nome de Estância Arco Íris, uma propriedade privada a 154 km de Campo Grande com muitas atividades ao ar livre. A lista de atrativos inclui uma cachoeira de mais de 60 metros de altura, trilhas, piscina natural e sítios arqueológicos com cavernas de mais de 10 mil anos, batizadas de a Toca do Índio I e a Toca do Índio II. Informações sobre reservas pelo telefone +55 67 99893-1583 (WhatsApp).

Aquidauana - É a porta de entrada para o Pantanal. Para quem segue na rodovia BR-262 a partir de Campo Grande, são 140 km até Aquidauana. São 74 km entre Aquidauana e Miranda, depois mais 191 km até Corumbá. Na área rural há uma grande variedade de atrações turísticas, como as belezas naturais da Serra de Maracaju, um conjunto de montanhas que divide o Estado de Mato Grosso do Sul, a leste os campos de cerrado e a oeste a planície pantaneira, com cachoeiras, cavernas e até praias de areia branca às margens do Rio Aquidauana.

Costa Rica - Na região norte de Mato Grosso do Sul, a 375 km de Campo Grande, Costa Rica é um paraíso para quem curte natureza. A cidade é cercada por quatro parques naturais abertos aos visitantes para o contato com a mata virgem, exploração de trilhas, sítios arqueológicos de mais de 11 mil anos: Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, Parque Nacional das Emas, Parque Natural Municipal da Lage e Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú.

Jardim - Distante 237 km de Campo Grande, Jardim vem atraindo cada vez mais turistas interessados em suas belezas naturais, como o Buraco das Araras e a Lagoa Misteriosa, por exemplo. Da mesma forma que Bonito, seu vizinho a 70 km, o município também fica na região do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

Observação de aves – O birdwatching é a prática de observação de pássaros em seu habitat natural, e uma boa dica para “driblar” a recomendação de fazer viagens para locais próximos, sem ter que passar horas dentro de um carro, ônibus ou avião sob riscos de contagio da Covid-19. Afinal de contas, Mato Grosso do Sul é destino certo para viajar pelo universo das aves. São centenas de espécies, algumas raras, outras ameaçadas de extinção. Só no Pantanal são 650 espécies diferentes de aves, quase metade das 1.919 aves catalogadas em todo o Brasil.

Passeio a cavalo - Se você é daquelas pessoas que amam a natureza, então que tal incluir uma boa cavalgada em seus planos? Em Mato Grosso do Sul há muitas propriedades rurais que recebem turistas em busca de descanso em meio a natureza e oferecem o passeio a cavalo.

O Recanto Ecológico Rio da Prata, na zona rural de Jardim, a 237 km de Campo Grande,  oferece passeio a cavalo com programação de 6 km em 1h30 para grupos de até oito pessoas. É uma boa oportunidade para contemplar a natureza, avistar animais, aprender sobre a vida do homem do campo e conhecer como a pecuária funciona na prática.

Passeio de bike -  Em Bonito você tem a opção de encarar o turismo de aventura em cima de bicicletas. Além de ser uma alternativa sustentável de mobilidade, o turismo de bike é todo ao ar livre e possibilita conhecer lugares com muito mais autonomia, porque você pode fazer o seu próprio ritmo e parar onde e quando quiser, nem precisa ser um ciclista do dia a dia ou um atleta de MTB (Mountain Bike). Se ficou interessado, ligue para o Allan Velcic, da Rota Aventura, uma operadora de cicloturismo local especializada em trilhas e roteiros de bike (67-98459 7900).

Nos siga no Google Notícias