ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 33º

Lugares por Onde Ando

Mendoza é mais do que apenas vinho, é imperdível

Paulo Nonato de Souza | 17/04/2023 08:17
Localizada na Cordilheira dos Andes, o Cerro Aconcágua, com 6.962 metros de altitude, é um dos principais atrativos turísticos de Mendoza– Foto: Reprodução
Localizada na Cordilheira dos Andes, o Cerro Aconcágua, com 6.962 metros de altitude, é um dos principais atrativos turísticos de Mendoza– Foto: Reprodução

Já decidiu para onde irá nos próximos feriadões? A região vinícola mais importante da Argentina oferece mais do que produtos ligados ao vinho. Terra da uva Malbec, Mendoza conta com ótimas vinícolas, atraindo visitantes do mundo todo. Mas não é só de bons vinhos que essa importante região argentina é feita: cercada por natureza exuberante e com boa oferta de passeios, a cidade reserva atrações para todos os gostos. Quem gosta de esportes, de relaxar ou de fotografar cenários encontra seu canto preferido sem dificuldade.

De acordo com a dica do canal VamosViajar, da Latam, o centro de Mendoza tem ruas calmas, seguras e arborizadas, e a cidade ainda conta com o maior parque da América Latina, o General San Martín. Quem tiver tempo e se interessar por história também vai gostar do Museo Histórico General San Martín, que trata da independência argentina, e do Museo del Pasado Cuyano, que rememora os tempos coloniais do país. Já o Mercado Central é indispensável para o viajante que gosta de provar especialidades regionais e, de quebra, bater um papo com os simpáticos vendedores locais.

Tem a Cordilheira dos Andes e sua mais alta montanha, o Cerro Aconcágua, a 6.961 metros de altitude. Por lá, não faltam opções de diversão nas alturas, como escalada, trekking, rapel e esqui. Diversas agências e operadoras realizam passeios que podem durar o dia inteiro – por isso, a dica é não apenas passar rapidamente pela cidade, mas ficar alguns dias por lá.

Vale muito a pena investir no tour em Alta Montanha, excursão que chega aos Andes, já na fronteira com o Chile. O passeio passa a quase 4 mil metros acima do nível do mar, depois de atravessar o povoado de Puente del Inca, onde fica a famosa rocha sob o Rio Caves, transformada em ponte natural graças a ação do tempo. É bom reservar um dia inteiro para o passeio – melhor ainda se o tempo estiver bom, já que pode render belas vistas (e fotos) do Aconcágua.

Um dos points mais indicados para quem curte momentos de relaxamento com vista para as montanhas são as Termas de Cacheuta. Suas águas termais originam-se do degelo dos Andes, que escorrem até uma grande profundidade, alcançam altas temperaturas e chegam à superfície entre 35 °C e 50 °C. Dá para passar o tempo nas piscinas indoor ou tomar banho de lama – e sair com a pele revigorada. Traslado do hotel às termas está incluído no passeio oferecido por agências locais, que dura oito horas.

A história do vinho em Mendoza tem um marco importante: a instalação da casa Catena Zapata na região há pouco mais de 120 anos. A bodega passou a aplicar as mesmas técnicas de cultivo que tinha colocado a Califórnia na rota mundial do vinho e foi só sucesso: uvas típicas da borgonha, Malbec e Cabernet Sauvignon, se desenvolveram com robustez montanha acima, graças às horas de exposição ao sol, que amadurece aromas e taninos, e ao clima fresco, que faz com que as videiras preservem os ácidos e mantenham os açúcares sob controle. Por causa do amadurecimento lento em climas mais frios, taninos totalmente maduros podem ser alcançados mais rapidamente.

É mais que recomendável fechar tours com remis, motorista particular que fica à sua disposição (o pacote de remis inclui transporte e reservas nas vinícolas; degustação e almoços são pagos diretamente nos estabelecimentos) ou com agências de passeios especializadas, e eles vão cuidar das reservas – mas, de qualquer forma, é importante decidir pelo menos um mês antes de chegar ao destino como será a sua locomoção e como fará as visitas por lá. O ideal é visitar uma vinícola pela manhã e outra à tarde.

E quais as vinícolas imperdíveis de Mendoza? Familia Zuccardi, eleita duas vezes a melhor vinícola do mundo, onde é possível almoçar, ter aulas de culinária, degustar azeites e até passear de balão. A Pulenta Estate, super tradicional, é conhecida por seus rótulos de altíssima qualidade. Já a Catena Zapata é a vinícola mais procurada de Mendoza. Sua degustação é um pouco mais cara que as das demais bodegas, mas nem assim sua fila diminui: são necessários pelo menos dois meses de antecedência para conseguir uma vaguinha.

Se gostou das dicas, comece o quanto antes a planejar sua viagem para aproveitar as oportunidades de voar até Mendoza. Certeza de que vai valer a pena preparar suas próximas férias nesse destino de sonho. Busque as melhores condições para que sua viagem sejam inesquecível. Resgate sua passagem com pontos no LATAM Pass.

Nos siga no Google Notícias