ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Lugares por Onde Ando

O Pantanal te espera, não importa se o período é de cheia ou de seca

Paulo Nonato de Souza | 21/01/2021 08:02
O passeio de safari é um dos atrativos turísticos no Pantanal de Mato Grosso do Sul, atividade oferecida na maioria das fazendas (Foto: Visit Pantanal/Divulgação)
O passeio de safari é um dos atrativos turísticos no Pantanal de Mato Grosso do Sul, atividade oferecida na maioria das fazendas (Foto: Visit Pantanal/Divulgação)

Se você ainda não foi ao Pantanal e tem planos de conhecer a maior planície alagada do mundo (são 250 mil quilômetros de extensão), saiba que a região pode ser visitada o ano inteiro, independente da estação, se na seca ou na cheia. Se for agora no período de verão terá uma grande diversidade de passeios, como as cavalgadas, safaris fotográficos, cruzeiros fluviais e as comitivas pantaneiras.

O verão é a estação das cheias no Pantanal, que se estenderá até 21 de março com clima característico de calor escaldante e temperatura na casa dos 37 graus. Há quem prefere visitar a região no inverno, quando o nível das águas baixam e os animais ficam mais visíveis e mais fáceis de serem fotografados nas margens de rios e até na beira de estradas.

“Não existe essa de época boa para visitar o Pantanal. A gente atende o ano todo, tanto na seca quanto na cheia, como na média temporada, sempre tempos opções de passeios para quem nos visita”, disse Cristina Moreira Bastos, diretora da Associação Visit Pantanal.

Exceção do turismo de pesca, proibido nesta época do ano por conta da Piracema (período de reprodução dos peixes), que teve início em 1º de novembro de 2020 e se estenderá até o dia 28 de fevereiro de 2021, todas as demais atividades turísticas pantaneiras estão acontecendo em ritmo normal nos hotéis-fazenda,  inclusive com day-use (hospedagem sem pernoite), garante Cristina.

A Noite Pantaneira é um dos atrativos no Pantanal. A primeira de 2021 está confirmada para o dia 28 deste mês, na Pousada Pioneiro, em Miranda, distante 208 km de Campo Grande.  Segundo Cristina Moreira Bastos, o local do evento está dentro das normas de biossegurança contra a Covid-19 por ser ambiente aberto com grande capacidade de ventilação.

Espaço onde acontece a tradicional Noite Pantaneira, ambiente aberto e ventilado (Foto: Divulgação)
Espaço onde acontece a tradicional Noite Pantaneira, ambiente aberto e ventilado (Foto: Divulgação)

A tradicional festa temática, marcada por apresentações folclóricas para promover a tradição, os costumes, a música e a culinária da região pantaneira, que sempre atrai turistas de várias partes do Brasil, desta vez será especial para um grupo de turistas de Santa Catarina, das 5h30 às 21h30.

“Pelo decreto municipal nós podemos realizar a Noite Pantaneira para até 50 pessoas do mesmo grupo, não podemos misturar pessoas de outros grupos. Pois é o que acontecerá na festa do dia 28, todos já estarão viajando juntos dentro do ônibus, e todo o nosso pessoal de atendimento estará de mascara com álcool em gel espalhados nos diversos ambientes”, afirmou Cristina Moreira Bastos.

COMO CHEGAR – Partindo de Campo Grande, seu caminho para o Pantanal é pela BR-262. As três principais cidades da região estão no mesmo trajeto. São 146 km até Aquidauana, depois mais 74 km para chegar em Miranda e 223 km até Corumbá.

Nos siga no Google Notícias