ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Lugares por Onde Ando

Primeiro Miranda, depois Bonito, Jardim e Bodoquena

Paulo Nonato de Souza | 13/06/2020 07:14
Na linha de frente, empresários do setor de turismo em Miranda preparam a volta às atividades na segunda-feira (Foto: Divulgação)
Na linha de frente, empresários do setor de turismo em Miranda preparam a volta às atividades na segunda-feira (Foto: Divulgação)

A decisão envolve riscos, que serão enfrentados seguindo os protocolos sanitários, mas a retomada das atividades se faz necessária sob pena de falência e mais desempregos. É neste cenário de cuidados com o novo coronavírus (Covid-19) que quatro dos principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul – Miranda, Bodoquena, Bonito e Jardim – preparam a retomada das atividades depois de quase três meses  de fechamento por conta da pandemia.

Nesta segunda-feira, 15 de junho, o município de Miranda, distante 208 km de Campo Grande pela rodovia BR-262, será o primeiro da lista a reabrir seus atrativos para viajantes de negócios, motivos particulares e para turismo de lazer. Em 01 de julho será a vez de Bonito, Jardim e Bodoquena retomarem as atividades, também sob condições protocolares de biossegurança.

Por enquanto, em Bonito são 20 passeios já confirmados para a reabertura no início de julho. A lista de atrativos na região da Serra da Bodoquena tem ainda a Cachoeira Boca da Onça, em Bodoquena, Buraco das Araras, Lagoa Misteriosa e Balneário Jardim Ecopark, em Jardim, com retorno no dia 01 do próximo mês.

“Já temos um balneário aberto (o Bosque das Águas, desde o dia 10) e pequenas pousadas funcionando, e a maioria dos passeios retorna dia 01 de julho. No meu caso, vou abrir o Bonito Ecotel dia 26 deste mês”, disse a empresaria Kassilene Carneiro Cardadeiro, que também comanda a operadora H20 Turismo e Eventos, empresa especializada nos roteiros turísticos de Bonito e Pantanal.

Em Miranda, o decreto municipal de 4 de junho, que autorizou o funcionamento de hotéis, resorts e barcos hostels, motéis, pousadas, albergues e similares, diz que a retomada será de forma gradual e monitorada, com escalonamento de datas, mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária.

“Alguns atrativos vão reabrir a partir de segunda-feira, outros não, portanto continua valendo a consulta individual às operadoras receptivas”, disse a presidente da Associação Visit Pantanal, Cristina Moreira Bastos. Sua entidade liderou um movimento de empresários de serviços do turismo de Campo Grande, Aquidauana, Miranda, Corumbá, Bonito e Jardim, que pedia a volta das atividades do setor.

A lista de normas protocolares é bem extensa. Tem 155 itens que terão que ser seguidos pelos estabelecimentos, desde o uso obrigatório de máscara por recepcionistas, camareiras e visitantes, álcool e gel 70% nas áreas comuns, como recepção, balcões, mesas, saídas de elevador e banheiros, manter ambientes ventilados, até café da manhã à la carte ou servido no quarto.

Mesmo sob as condições do novo normal, o funcionamento dos estabelecimentos estará condicionado ao controle da pandemia, segundo o diretor-presidente da Fundação Estadual de Turismo, Bruno Wendling.

“Mas sem dúvida a volta desses atrativos é um momento importante que acontece logo depois da aprovação do selo de turismo responsável do Ministério do Turismo, sobre higienização e adequações necessárias, da qual participamos ativamente como representante de Mato Grosso do Sul”, afirmou ele ao Campo Grande News.

Batizado de “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, o selo segue diretrizes internacionais e tem a validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A iniciativa pretende auxiliar o turista na busca por estabelecimentos turísticos que assegurem o cumprimento dos requisitos de higiene e limpeza para prevenção da Covid-19.

São os chamados protocolos de segurança e de saúde, considerados o norte para a gradual e responsável reabertura dos segmentos turísticos. Fora a já conhecida prática do álcool e gel e uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes sociais, nos hotéis o check-in online é uma das novidades do novo normal.

As piscinas, restaurantes e demais áreas de lazer terão procedimentos próprios para evitar aglomerações e garantir segurança sanitária. Os restaurantes, por exemplo, passarão a ofertar espaços especiais para as famílias garantindo o contato mínimo entre os hóspedes e assegurando a proteção aos funcionários. Ao invés de self-service, os pratos serão servidos à la carte.

Na contramão - Apesar da euforia pela retomada anunciada, os empresários do setor em Bonito e Miranda foram surpreendidos com os pedidos de aval para declaração de estado de calamidade pública, encaminhados esta semana à Assembleia Legislativa pelas prefeituras dos dois municípios, por conta da pandemia do coronavírus.  O receio é de que, ainda que não signifique revogação dos decretos que autorizam a volta, a medida possa impactar no retorno dos turistas.

“Isso gera uma certa revolta porque ninguém está entendendo nada. Decretar estado de calamidade pública pode significar mais recursos para a prefeitura, mas e o turismo como fica? Estamos fazendo muitos investimentos em biossegurança para a nossa volta, incluindo novos equipamentos, luvas, máscaras, álcool e gel, adequações de banheiros e lixeiras, e estamos preocupados”, comentou Allan Velcic, proprietário da Rota Aventura, uma operadora de cicloturismo em Bonito, especializada em trilhas e roteiros de bike.

Nos siga no Google Notícias