A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019


25/03/2019 10:25

Quatro parques para curtir a natureza no feriadão de abril em Costa Rica

A cidade de 19 mil habitantes tem uma grande variedade de atrativos naturais para quem quiser fugir da vida urbana, mesmo que por um fim de semana

Paulo Nonato de Souza
Com cachoeira ao fundo, passeio de tirolesa no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú (Foto: Brasil Ride)Com cachoeira ao fundo, passeio de tirolesa no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú (Foto: Brasil Ride)

Paraíso do ecoturismo e dos esportes de aventura, como rapel, rafting, tirolesa e arvorismo, o município de Costa Rica, localizado na região norte de Mato Grosso do Sul, e distante 375 km de Campo Grande, é uma boa opção para quem pretende fugir da vida urbana no feriadão de Sexta-Feira da Paixão em 19 de abril.

Costa Rica é uma cidade cercada por quatro parques naturais abertos aos visitantes para o contato com a mata virgem, exploração de trilhas, sítios arqueológicos de mais de 11 mil anos: Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, Parque Nacional das Emas, Parque Natural Municipal da Lage e Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú.

Com os parques, os arredores da cidade tem uma grande variedade de atrativos, como o arvorismo, uma atividade que consiste na travessia entre plataformas montadas nas copas das árvores, cachoeiras, balneários de piscinas naturais, trilhas para caminhadas em meio a natureza, passeios a cavalo e safaris de observação da fauna e flora.

Ponte de acesso ao Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú (Foto: Raphael Henrique Figueira)Ponte de acesso ao Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú (Foto: Raphael Henrique Figueira)

1 - Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú. É o mais próximo da cidade. Localizada a 3 km de distância em relação ao centro, o parque é cenário perfeito para esportes de aventura como rapel e rafting, e ainda tem a cachoeira Salto Majestoso com 64 metros de altura, um dos locais mais visitados pelos turistas.

As corredeiras do Rio Sucuriú estão entre seus atrativos, especialmente para quem quiser viver a emoção da prática de rafting. A descida pelo rio é de 8 km em um percurso de 2h30. O parque tem nove estações de arvorismo, algumas com até 171 metros sobre a copa das árvores.

Cupinzeiros gigantes e emas são a marca registrada do Parque Nacional das Emas (Foto: Simone Mamede)Cupinzeiros gigantes e emas são a marca registrada do Parque Nacional das Emas (Foto: Simone Mamede)
O fenômeno dos cupins luminosos. Vale o registro, mas só acontece entre os meses de outubro e dezembro (Foto: Ary Bassous)O fenômeno dos cupins luminosos. Vale o registro, mas só acontece entre os meses de outubro e dezembro (Foto: Ary Bassous)

2 - Parque Nacional das Emas. É o mais famoso entre os parques naturais de Costa Rica. Possui vegetação predominante de cerrado e vasta diversidade de flora e fauna. É também conhecido como um dos mais ricos ecossistemas da América Latina.

A natureza impressiona e reserva inúmeras surpresas, como o raro fenômeno dos cupins luminosos (Bioluminescência dos Cupinzeiros), que acontece entre os meses de outubro e dezembro. Denominada “As luzes de chapadões” consiste na irradiação de luzes fosforescentes de cor azul esverdeada produzidas por pequenas larvas que se hospedam nos cupinzeiros. O parque é cortado pelo Rio Formoso e Rio Jacuba.

Caminhada com vista privilegiada no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (Foto: Brasil Ride)Caminhada com vista privilegiada no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (Foto: Brasil Ride)

3 - Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari. É o mais distante em relação ao centro de Costa Rica. Localizado a 45 km da cidade, o parque é um importante corredor ecológico do chamado Cerrado-Pantanal e abrange também o município de Alcinópolis.

Uma de suas grandes riquezas são os sítios arqueológicos, além de um conjunto de seis grandes canyons. Os sítios arqueológicos estão lá há 11 mil anos e você pode observar vestígios de cavernas, pinturas rupestres e petróglifos de antigas fases da ocupação humana na região. O acesso ao parque é pela rodovia que liga Costa Rica a Paraíso das Águas.

Vista aérea do receptivo do Parque Natural Municipal da Lage (Foto: Brasil Ride)Vista aérea do receptivo do Parque Natural Municipal da Lage (Foto: Brasil Ride)

4 - Parque Natural Municipal da Lage. Tem um balneário natural formado por diversas piscinas naturais do Ribeirão de Lages, inclusive com toboáguas, além de canyon com saltos, grutas sob pedras, trilhas e corredeiras dentro da mata virgem. O parque fica às margens da rodovia MS-306, a 17 km de Costa Rica.

A arena de pump-track, a única de Mato Grosso do Sul, é uma boa opção para quem curte mountain bike (Foto: Paulo Francis)A arena de pump-track, a única de Mato Grosso do Sul, é uma boa opção para quem curte mountain bike (Foto: Paulo Francis)

COMO CHEGAR EM COSTA RICA - Partindo de Campo Grande, você segue pela BR-163 e na altura do Posto São Pedro entra na BR-060, à direita, e segue no sentido Camapuã, passa por Paraíso das Águas e Chapadão do Sul, de onde serão mais 50 km até Costa Rica. A viagem de carro desde a Capital tem duração aproximada de quatro horas e meia.

SERVIÇO - Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, telefones (67) 99964-2735 / 3247-7070. Secretário: Keyler Simey Garcia Barbosa.

imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.