ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 23º

Lugares por Onde Ando

Roteiro de 5 dias por um dos cartões-postais do Chile

Por Paulo Nonato de Souza | 26/10/2023 08:51
Em plena Patagônia chilena, um destino cercado pelos Andes e perfeito para curtir a natureza selvagem (Foto: Reprodução)
Em plena Patagônia chilena, um destino cercado pelos Andes e perfeito para curtir a natureza selvagem (Foto: Reprodução)

Parque Nacional Torres del Paine, um dos cartões-postais do Chile. Fica às margens do canal Señoret, no Oceano Pacífico, em plena Patagônia chilena. Cercado pelos Andes, o lugar que tem como porta de entrada uma cidadezinha portuária de 20 mil habitantes chamada Puerto Natales, é uma combinação inesquecível de cenários naturais, conhecido por suas grandes montanhas, icebergs de cor azul brilhante e vastas planícies que abrigam animais selvagens raros, como os guanacos.

A dica é do site VamosViajar, da Latam, com um roteiro de 5 dias para você explorar a região. Já no seu planejamento, reserve o primeiro dia em Puerto Natales para se ambientar e dar um giro pela cidade, principalmente para checar os pontos de encontro e de saída para os passeios que partem de lá em direção ao parque.

Por exemplo, no seu passeio por Puerto Natales poderá visitar o Museu Histórico Municipal, que abriga uma interessante amostra do passado da região de Magalhães, onde se encontram vestígios das culturas nativas kaweshkar e aonikenk e dos primeiros exploradores alemães e ingleses, que passaram pela região nos séculos 18 e 19. Um bom lugar para se informar sobre a história local.

Depois é só curtir as belezas naturais da região. O parque conta com ótima infraestrutura turística e dá para aproveitar seus cafés, restaurantes, lojinhas, museus e até cassino. A muito apreciada gastronomia patagônica pode (e deve) ser explorada por lá. O famoso cordeiro de Magalhães, cozido ao ar livre e no espeto sobre a lenha, é um dos pratos a serem provados em restaurantes como El Asador Patagônico ou no JAU Natales.

O Parque Nacional Torres del Paine está a 110 km de Puerto Natales, mas nem pense em distancia porque o passeio vai valer a pena. Mirantes, trilhas e paisagens de tirar o fôlego tornam inesquecível a experiência de se pisar em um dos lugares mais bonitos do mundo. Agências locais oferecem passeios de carro, que param em pontos estratégicos para o visitante poder aproveitar a vista e a natureza. Além do famoso Maciço Paine, não dá para não passar pelas incríveis Laguna Azul e Cascada Paine, além dos miradores Salto Grande e Serrano.

Se você gosta de natureza e curte Trekking, vai querer fazer o Trekking Base Torres, o mais famoso passeio do parque. É uma trilha que atrai turistas do mundo todo e é no percurso que as vistas mais incríveis de Torres del Paine se apresentam. São cerca de 20 km de trekking, a serem percorridos num único dia: são 10 km até chegar até à lagoa base Torres del Paine e outros 10 km para voltar.

O percurso é intenso, com duas subidas que exigem fôlego. E há que se considerar o clima do dia do passeio: a experiência da trilha com sol e pouco vento é muitíssimo mais tranquila e proveitosa que durante os dias de chuva, ocasião que pode levar ao fechamento de trechos do trajeto. Portanto, é importante programar bem o roteiro.

O passeio é daquelas experiências que fazem a diferença na vida do viajante (Foto: Reprodução)
O passeio é daquelas experiências que fazem a diferença na vida do viajante (Foto: Reprodução)

Na parte final da viagem, o quarto dia pode ser a experiência de navegar pelos fiordes da Patagônia. É um passeio que não pode faltar na lista de passeios dos viajantes que passam pela região. Dá para observar as impressionantes formações de gelo da região, como os glaciares Balmaceda e Serrano.

O acesso é feito em uma balsa que desce o rio Serrano, na divisa do parque nacional. Na volta é possível parar para saborear comida típica patagônica. Para os mais aventureiros, algumas operadoras de turismo oferecem passeios de caiaque no fiorde, que é um lugar tranquilo para se remar.

No quinto e último dia, que tal conhecer o Glaciar Grey? É daquelas experiências que fazem a diferença na vida do viajante. Uma grande massa de gelo forma os Campos de Gelo Sul e chama a atenção por ser acessível (o fato de estar dividido por uma ilha permite que os turistas cheguem muito próximo). Os dias nublados são os melhores para admirar o gelo: os impressionantes tons de azul que o glaciar reflete ficam mais intensos nos dias mais cinzentos.

Se ficou interessado, comece desde já a planejar sua aventura patagônica. Faça suas buscas no site da Latam e encontrará opções de voos desde Campo Grande até Puerto Natalas com conexões e troca de aeronaves em São Paulo e Santiago do Chile.

Nos siga no Google Notícias