ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 29º

Lugares por Onde Ando

Se vai passar o feriadão no Rio, veja para onde irá o seu voo

Por Paulo Nonato de Souza | 02/10/2023 13:49
Pista do Aeroporto Santos Dumont, localizado em região central do Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)
Pista do Aeroporto Santos Dumont, localizado em região central do Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)

Vai para o Rio no feriadão da próxima semana (dia 11, quarta-feira, celebração da criação de Mato Grosso do Sul, e 12, quinta-feira, Dia da Padroeira do Brasil), e comprou a passagem com bastante antecedência. Se este é o seu caso, fique atento porque o local de desembarque pode não ser mais o mesmo que estava no seu planejamento de deslocamento do aeroporto para o hotel.

Se o bilhete marcava Aeroporto Santos Dumont, agora a sua chegada pode ser pelo Aeroporto do Galeão. É que teve início neste domingo, 01, o processo de redução de voos no Aeroporto Santos Dumont, que está localizado no centro do Rio de Janeiro, e ampliação de frequências no Aeroporto Internacional do Galeão, na zona norte da capital fluminense. A distancia do Galeão para os bairros de Ipanema e Copacabana, por exemplo, é de 23 km.

Significa que seu deslocamento vai ficar mais caro, além do fato de o Aeroporto Santos Dumont ter uma saída bem mais simplificada. A dica é buscar informações nas mídias oficiais da sua companhia aérea, porque alguns voos estão sendo remarcados automaticamente para pouso no Galeão, e sempre há o risco de o passageiro não ser avisado ou não ter acesso ao aviso com antecedência.

De acordo com a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos, a redução de voos no Aeroporto Santos Dumont segue as diretrizes da política pública que estabeleceram um limite máximo de dez milhões de passageiros no terminal no ano de 2023. Já  o Galeão deve ter aumento de 56,5% nas operações de partida, na comparação entre setembro e dezembro do ano passado, com mais conexões nacionais que alimentarão as linhas para as viagens internacionais.

Inaugurado em fevereiro de 1952, o Aeroporto do Galeão já foi a principal porta de saída de brasileiros para o exterior (Foto: Reprodução)
Inaugurado em fevereiro de 1952, o Aeroporto do Galeão já foi a principal porta de saída de brasileiros para o exterior (Foto: Reprodução)

Brasil tem saída, o Galeão –  Inaugurado em fevereiro de 1952, o Galeão já foi o principal aeroporto do Brasil, mas atualmente é apenas o sétimo do país em movimento. Nas décadas de 1970 e 1980, os embarques de cidadãos brasileiros para o exterior eram a partir do Galeão, e tanto que existe uma famosa frase atribuída ao maestro Antônio Carlos Jobim, que dá nome ao aeroporto, sobre a nossa crônica desesperança em relação às mazelas da política brasileira. “Quem disse que o Brasil não tem saída? Tem sim:  o Galeão”.

Com as transferências de voos, a intenção é fortalecer o Aeroporto do Galeão. A expectativa é tornar a concessão do terminal internacional Antônio Carlos Jobim mais atraente para a iniciativa privada. Diante do esvaziamento, no início de 2022 a empresa Changi Airports, do grupo asiático Changi, anunciou a desistência da concessão do aeroporto e a devolução de sua administração para o governo federal.

Nos siga no Google Notícias