ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 32º

Lugares por Onde Ando

Veja dicas do que fazer em Londres a custo zero

De Londres, Paulo Nonato de Souza | 15/12/2023 09:09
A Torre Elizabeth, originalmente chamada de Torre do Relógio, e mais conhecida como Big Ben – Foto: Paulo Nonato de Souza
A Torre Elizabeth, originalmente chamada de Torre do Relógio, e mais conhecida como Big Ben – Foto: Paulo Nonato de Souza

Londres, uma das cidades mais caras do mundo para se visitar. Levando em conta o valor da Libra em relação a outras moedas, incluindo o Dolar e o Euro, por exemplo, sem dúvida a capital inglesa não é atrativa economicamente para a maioria dos viajantes. Aqui tudo é mais caro para o turista, desde o transporte, hospedagem e alimentação.

Mesmo assim, Londres está entre as cidades mais populares da Europa para o turismo, atraindo visitantes de várias partes do planeta. As ruas, locais públicos e turísticos mais parecem uma torre de babel com tantos idiomas diferentes que se misturam. Em muitos lugares é até difícil encontrar nativos para conversar em inglês sem sotaque estrangeiro.

Que a cidade é cara não se discute, mas há uma infinidade de alternativas de passeios gratuitos. Muitos deles vão marcar sua vinda a Inglaterra em fotos ou vídeos diante do imperdível Big Ben, sempre uma atração especial, do Parlamento, da Tower Bridge (ou a Ponte da Torre), símbolo da geografia da cidade. Se curte conhecimento vale muito visitar o Museu de História Natural, o Museu Imperial de Guerra e o Museu Britânico. Veja abaixo outros destinos turísticos grátis em Londres:

BIBLIOTECA BRITÂNICA – Com um acervo documental, bibliográfico, iconográfico, genético, artístico e histórico de mais de  150 milhões de peças sobre a evolução humana, a Biblioteca Britânica é uma passeio imperdível para quem gosta de conhecimento. Lá, por exemplo, não tem como não se emocionar ao ficar diante de anotações do próprio Leonardo da Vicci, o cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico italiano que viveu 1452 e 1519.

A lista de atrativos é extensa. Carta Magna, ou a “Grande Carta”, documento assinado pelo rei da Inglaterra em 1215 é outro item que impressiona, só de imaginar que sua importância na história mundial, como ponto de virada nos direitos humanos e influência inicial mais significativa no processo histórico constitucional da Inglaterra.

Vários caminhos e meios de transporte te levam à Biblioteca Britânica. O principal é pela estação de metrô King's Cross/St Pancras. Só optar entre as linhas Circle Line, Hammersmith, Metropolitan Line, Northern Line, Piccadilly Lina e Victoria Line, ou pode alugar uma bike se não estiver chovendo.

HYDE PARK – O lugar é espetacularmente belo, mesmo no inverno e vale muito a pena um passeio, ou mais de um para visitar o máximo possível dos seus atrativos em uma área de 141 hectares. Como tudo, ou quase tudo em Londres tem ligação com a família real, o Hyde Park era um espaço de caça do Henrique VIII, adquirida por ele em 1536 com essa finalidade. Está aberto ao público desde 1637.

Se pretende vir para Londres neste fim de ano, inclua o Hyde Park na sua lista de passeios grátis. Se vier com crianças o Winter Wonderland pode ser uma boa alternativa. É um evento que acontece dentro do parque nesta época do ano e conta pista de patinação no gelo e brinquedos para criançada de todas as idades.

PALÁCIO DE BUCKINGHAM – Mesmo que não seja fã da realeza britânica, conhecer as residências oficiais da monarquia é um momento marcante na sua vinda a Londres, ainda que seu acesso seja somente até o gigantesco e imponente portão. Um dos destinos mais visitados é o Palácio de Buckingham, construído no século XVIII. É um símbolo não só da realeza, como de Londres.  Infelizmente não é aberto à visitação nesta época do ano, apenas por pouco tempo durante o verão. Uma de suas atrações, além da sua imponência, é a tradicional troca de guarda.

St JAMES PARK  - É o parque real mais antigo de Londres, considerado o pulmão verde do centro da cidade. É de 1532 e sua localização nas proximidades com os palácios de Buckingham e St James é um diferencial importante na visitação dos turistas. Certamente não está na lista dos parques mais conhecidos de Londres, mas sua privilegiada localização e proximidade dois palácios reais fazem do St James’s Park um dos parques mais bem cuidados da cidade.

Nos siga no Google Notícias