ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 27º

Lugares por Onde Ando

Veja dicas do que fazer para não se perder nos aeroportos

Paulo Nonato de Souza | 05/05/2023 08:23
O vai e vem de passageiros no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo (Foto: Reprodução)
O vai e vem de passageiros no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo (Foto: Reprodução)

Os grandes aeroportos do Brasil e do mundo são como grandes cidades com lugares e nomes diversos. Nem precisa ser a sua primeira viagem, a localização de onde precisa passar é sempre uma aflição. Difícil encontrar alguém que ainda não tenha se sentido perdido em meio ao vai e vem de pessoas, malas e bagagens, seja no embarque ou no desembarque, mesmo que já tenha passado pelo mesmo aeroporto outras vezes antes.

Normalmente o que todo viajante faz, quando faz, é buscar informações sobre as atrações, restaurantes e bares no seu lugar de destino. Como transitar nos aeroportos nunca é o foco, e o resultado disso é aquela cena comum do corre-corre puxando malas pelo saguão e salas de embarque sem saber ao certo para onde ir. “Já chego perdido no aeroporto, porque nunca sei onde fica o setor do embarque do meu voo”, admite o campo-grandense Cezar Medeiros de Oliveira, funcionário de uma empresa com sede em São Paulo.

Mas, que tal se valer da tecnologia do Street View para não ter que passar por esses perrengues nos aeroportos? Se ainda não conhece, saiba que se trata de um recurso do Google Maps eo do Google Earth que permite visualização panorâmica de 360° na horizontal e 290° na vertical. No Brasil a tecnologia está disponível desde setembro de 2010.

Nesta matéria o Lugares Por Onde Ando traz dicas do jornalista Daniel Akstein Batista, produtor de conteúdo do Melhores Destinos, site especializado em promoções de passagens aéreas. Ele testou a ferramenta em alguns dos principais aeroportos, incluindo o Internacional de Guarulhos, São Paulo, e o JFK, em Nova York.

“É uma ferramenta que acaba sendo útil por diferentes motivos: dá para saber como anda o trânsito na região do aeroporto em tempo real, tem como ver onde estão os estacionamentos mais próximos (caso você não queira deixar o carro no estacionamento oficial) e também conseguimos ver a dimensão do aeroporto em si, com os números do portão de embarque e até a localização de algumas lojas, salas VIP e restaurantes”, diz Daniel Akstein Batista.

No Google Maps é possível localizar até mesmo a numeração dos portões de embarque (Foto: MelhoresDestinos/Reprodução)
No Google Maps é possível localizar até mesmo a numeração dos portões de embarque (Foto: MelhoresDestinos/Reprodução)

Pelo Google Maps é possível ter uma ideia do tamanho do Aeroporto de Guarulhos. O Aeroporto JFK, um dos principais dos Estados Unidos, você consegue visualizar até onde estão as principais lojas e lanchonetes do local. Outra funcionalidade legal, garante Daniel Akstein, é acompanhar os comentários dos viajantes na página, “pois são relatos reais e sempre encontramos alguma dica que pode ajudar”. Outra boa funcionalidade é conferir como anda o trânsito na região do aeroporto.

Já conhece o Open Airport Maps? É um site de mapas que mostra as informações de aeroportos do mundo todo. Assim como no Google Maps, também é possível ver as ruas da região e a numeração dos portões de embarque, mas com alguns dados extras, como o número de pistas de cada aeroporto e o seu tamanho. Se ainda não conhecia essas ferramentas, lembre-se de usá-las em sua próxima viagem para se inteirar de cada cantinho do aeroporto de embarque e desembarque do seu voo.

Nos siga no Google Notícias