ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 27º

Lugares por Onde Ando

Veja dicas sobre como ser um turista que deixa saudade

Paulo Nonato de Souza | 15/05/2023 08:28
Atrativo turístico no Rio da Prata, na região de Bonito e Jardim, onde o que se vê é um belo exemplo de turismo com responsabilidade (Foto: Daniel de Granville/Reprodução)
Atrativo turístico no Rio da Prata, na região de Bonito e Jardim, onde o que se vê é um belo exemplo de turismo com responsabilidade (Foto: Daniel de Granville/Reprodução)

Slow Travel! Se você é uma daquelas pessoas antenadas nos movimentos e tendências provavelmente já leu ou ouviu essa palavra em algum lugar. Descende do movimento Slow Food por alimentos de qualidade e procedência sustentável, que nasceu na Itália no final da década de 1980 em protesto contra a construção de um McDonald’s na Piazza di Spagna, em Roma. Em tradução literal do inglês para o português, no caso do turismo, significa “viagem lenta”.

É um estilo de turismo responsável. Proporciona experiência imersiva do turista na cultura do destino escolhido, criando respeito mútuo pelo aprendizado compartilhado. A viagem realizada de forma lenta, auxilia na redução do impacto negativo no meio ambiente e da população local. É quase como se sentir parte do lugar, embora você esteja apenas de passagem em busca de descanso.

Ou seja, normalmente sentimos saudade dos lugares que nos marcam por suas belezas naturais e hospitalidades. Mas nunca, ou quase nunca, refletimos sobre o inverso desse sentimento. Então, como ser um turista que deixa saudade nos destinos? O caminho pode ser o Slow Travel, sugere a revista Tendências do Turismo 2023, do Ministério do Turismo.

Viajar vai muito além de provar sabores diferentes, conhecer culturas e belezas. Cada vez mais é preciso se preocupar em deixar uma boa impressão por onde passamos. Veja abaixo algumas dicas do MinTur sobre viajar com responsabilidade:

CONSERVE O DESTINO - Antes mesmo de ser destino, a cidade é também a casa de outras pessoas. Por isso, é importante colaborar com a preservação do meio ambiente, evitando o descarte incorreto de lixo. Leve para o sua tour uma garrafa d’agua ou copo reutilizável, evitando o uso de descartáveis. É importante preservar e respeitar o patrimônio histórico e cultural das cidades, conservando as estruturas e histórias presentes naquele local.

FAÇA TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA - Esses destinos proporcionam uma experiência com a natureza, com programas responsáveis que contribuem com a distribuição de verba para as comunidades mais afastadas. Ao realizar esse tipo de turismo, esteja atento ao bem-estar das comunidades, praticando o respeito as demais culturas.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL - Escolha empresas e prestadores de serviços turísticos que possuam uma responsabilidade e comprometimento com o meio ambiente, além de estabelecimentos que promovam práticas sustentáveis, verificando a política do uso de plásticos, destinação de lixos orgânicos e recicláveis e a utilização consciente da água.  Não tenha pressa, escolha caminhar ou utilizar mais bicicleta ou o transporte público. Com isso, o turista além de praticar atividade física ainda estará contribuindo com a diminuição da distribuição de monóxido de carbono. Essa opção criará uma vivência diferente para o turista, possibilitando conhecer lugares únicos das cidades e contribuindo para um planeta menos poluído.

RESPEITO AOS ANIMAIS - Tenha respeito também com os animais, eles estão no planeta muito antes dos seres humanos. Por isso, é necessário respeitar o habitat natural e a alimentação deles. Se no seu destino tiver algum atrativo com animais silvestres, opte por apenas observá-los e a interagir a distância, sem interferir na sua natureza.

VACINE-SE - Após alguns anos de pandemia, se tornou um alerta estar com a vacinação em dia e carregar os comprovantes juntamente aos documentos. Esse fato se refere não somente à segurança do turista, mas também dos moradores, contribuindo com a prevenção de outras doenças. Afinal, viagens responsáveis dependem de todos estarem seguros.

Nos siga no Google Notícias