A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

04/05/2011 15:37

MPE ainda não avaliou reclamação do CDDH contra concurso do Detran

Marta Ferreira

O concurso para preencher 247 vagas no Detran (Departamento Estadual de Mato Grosso do Sul) recebe inscrições até hoje. O prazo para pagamento vai até às 19h de hoje. Depois deste horário, o sistema será bloqueado. O MPE (Ministério Público Estadual) avalia uma reclamação do CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos) quanto à exigência de realização de teste para consumo de maconha e cocaína feita no edital do processo seletivo. Os exames, conforme estabelecido, são obrigatórios para a posse dos aprovados.

Não houve ainda manifestação do MPE sobre o assunto, que está a cargo da assessoria especial da Procuradoria Geral de Justiça.

A Secretaria de Administração, responsável pela elaboração do edital, informou que a exigência dos exames é regulada por lei estadual tratando dos exames médicos exigidos em concursos públicos.

Conforme a secretaria, o teste para os candidatos a servidores do Detran é para garantir a continuidade dos trabalhos do órgão, que não poderiam ser paralisados em razão, por exemplo, da necessidade de um funcionário parar de trabalhar para ser tratado de uma eventual dependência química.

Testes desse tipo costumam ser realizados em concursos para policiais. No ano passado, o mesmo tipo de exigência foi feita para a posse de professores aprovados em concurso estadual e acabou sendo retirada, após criar polêmica.

Inscriçoes-O prazo para se inscrever ao concurso ia até 20 de abril, mas foi prorrogadom até hoje.

Das 247 vagas, 49 são para o nível superior e 198 para nível médio. A taxa de inscrição é de é de R$ 77,80 para candidatos de nível médio e R$ 124,48 para os de nível superior.

O concurso terá quatro etapas: prova objetiva, exame psicotécnico, prova de títulos para cargos de nível superior e prova prática específica para candidatos ao cargo de agente condutor de veículo II. As datas ainda serão marcadas.

O formulário de inscrição deve ser preenchido no site

Termina nesta 4ª feira prazo de inscrição para concurso do Detran
Termina nesta quarta-feira o prazo para as inscrições do concurso do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito). O pagamento das inscrições pode ...
CCDH aciona MPE sobre exigência de teste de droga em concurso do Detran
Em março do ano passado, o governo de Mato Grosso do Sul exigiu de candidatos a vagas para professor de teste para verificar o uso de drogas e acabou...


Engraçado, existem entidades que só se prestam à defender os interesses de gente problemática, se esse povo quer dependentes químicos para funcionários que os contrate para serviço particular, é uma irresponsabilidade tentar forçar o estado a contratar viciados e a população em geral a engolir a vontade de meia dúzia de esquisitos, corre-se o risco de um viciado vender facilidades ou peças de veículos apreendidos para bancar o consumo de sua droga preferida. Sou servidor público, para assumir a minha vaga no concurso, tive que apresentar esses exames e não me constrangeu em nada, é um direito do cidadão, saber que pelo menos até aquele momento o servidor não consumiu drogas ilícitas, e de mais a mais, quem não deve não teme. É a minha opinião enquanto cidadão e usuário de serviços públicos, favor respeitar!
 
Claudio Arantes - CG/Amambai em 06/05/2011 01:41:38
Sou afavor dos Direitos Humanos, porem neste item estou de acordo com as prerrogativas do edital do concurso (DETRAN/MS) em realizar testes de consumo de maconha, cocaína e outros. O planeta ta ficando pequeno pra quem fuma cigarro, então pra que querermos abrir espaço (em orgãos públicos) pra fumantes dessas drogas pesadas, vamos parar com esse negócio, basta essa tal de marcha da maconha que já existe aí pelas ruas, não vamos achar que isso é normal, porque não é.
 
edilson pereira da silva em 04/05/2011 09:18:35
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions