ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Através de liminar, plantões odontológicos voltam a ser obrigatórios em Corumbá

Renata Volpe Haddad | 14/09/2015 18:56

Os plantões odontológicos que haviam sido suspensos no Pronto Socorro Municipal de Corumbá, distante 419 km de Campo Grande, no dia 1º de setembro, voltam a ser obrigatórios, através de liminar concedida no Ministério Público, pelo Sindicato dos Odontologistas.

A prefeitura municipal suspendou os atendimentos de 0h até às 6h, alegando que não tinha procura neste horário, medida tomada para conter gastos. Porém, de acordo com o advogado do Sindicato, Alexandre Chadid, foi ingressada uma ação civil pública no dia 8 de setembro, pedindo a liminar para que os atendimentos voltassem a ser 24 horas.

"O sindicato é dos profissionais, mas pensa na população. Sendo assim, sobre o fundamento de que a saúde é serviço público essencial e não pode ser ininterrupto, entramos com a liminar", alega o advogado.

Conforme Chadid, Corumbá tem 110 mil habitantes e quem não tem condições de pagar um atendimento odontológico, precisa recorrer ao SUS. "Mesmo com baixa procura, os pacientes precisam da disponibilidade de um profissional. O cirurgião dentista é tão preciso quanto um médico de plantão", analisa.

Atualmente, são 50 profissionais que atendem pelo SUS em Corumbá. A prefeitura pode recorrer à decisão.

Procurada pela reportagem do Campo Grande News, a assessoria de imprensa da prefeitura do município, alegou que ainda não recebeu nenhuma decisão. E assim que receber, o setor jurídico da prefeitura tomará as devidas providências.

Nos siga no Google Notícias