A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 20 de Outubro de 2018

18/09/2018 12:52

A loja física agoniza?

Por Marco Aurélio Beltrame (*)

É certo que as relações de consumo mudaram. Basta observar o seu comportamento ao fazer compras. Há alguns anos pensar em receber um produto em casa sem ao menos vê-lo e tocá-lo parecia uma realidade muito distante. Hoje isso é bastante comum.

A tecnologia foi, sem dúvida, um dos principais fatores dessa transformação e trouxe com ela um consumidor mais criterioso e menos impulsivo ao concluir suas compras.

Entender o comportamento desse cliente, que tem acesso cada vez mais rápido a preços, facilidades, comparativos e novos produtos, tem sido um grande desafio para quem atua no varejo. Com a transformação digital o consumidor quase não vê diferença entre o mundo físico e o virtual. Expandir o relacionamento com esse cliente, um grande desafio.

Conhecida como Varejo 4.0, essa transformação une a experiência na loja física com a internet das coisas, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, mobile e aplicativos, pagamentos com um clique, operações e engajamento do consumidor. Todas essas inovações tecnológicas, quando utilizadas corretamente, podem auxiliar na coleta de informações sobre quem é e o que deseja o consumidor, indicando fatores de decisão de compra e auxiliando na fidelização do cliente.

Isso não quer dizer que a loja física vai desaparecer. Ela continuará como peça fundamental do varejo, mas agora não tem apenas o papel de comercializar produtos. Deve ser um espaço para aprimorar a experiência de compra e para se relacionar com o consumidor, como já faz a Amazon e a Alibaba nos Estados Unidos, unindo soluções digitais com o mundo real.

Ter acesso e implantar novas ferramentas tecnológicas para alavancar as vendas e entender o consumidor é importante, mas é preciso ter maturidade para selecionar e utilizar de forma correta a melhor solução para automação e modernização de seu negócio. Para crescer, é preciso inovar, é gerar novas experiências. Surpreender.

(*) Marco Aurélio Beltrame é Diretor Executivo das Unidades TOTVS São José do Rio Preto, TOTVS Presidente Prudente e TOTVS Mato Grosso do Sul.

As injustas críticas à Justiça do Trabalho
A Justiça do Trabalho ultimamente tem sido objeto de severas e injustas críticas de pessoas e setores da sociedade como sendo uma instituição cara qu...
Esquerda ou direita?
Desde que o homem se viu em pé e olhou para o lado, vive em constante conflito, em luta permanente pela mulher e pelo território. A história da human...
Médicos-veterinários e zootecnistas comprometidos com transparência e inovação
Vivemos tempos decisivos. Momento de escolher quem irá nos representar pelos próximos anos. No mês em que o processo democrático fervilha no país, mé...
Qualidade para antever o futuro da indústria
A qualidade na indústria acompanha as constantes mudanças disruptivas, orquestradas pelos avanços das tecnologias e inovações que movem o mercado. Ca...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions