A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2017

09/06/2011 06:03

Mais incentivos para a mobilidade urbana

Por Zeca Dirceu (*)

Em tempos de preparação para Copa do Mundo e Olimpíadas, é de se observar a situação da mobilidade urbana no Brasil. Hoje, no nosso país, a demanda por transporte público vem caindo consideravelmente.

Políticas de estímulo à compra de veículos e motos vêm fazendo com que os brasileiros optem, cada vez mais, por transportes individuais. Porém, há uma faceta preocupante neste cenário. Paralelamente à queda da demanda, está cada vez mais caro recorrer ao transporte público no Brasil. Enquanto a demanda por ônibus caiu 30%, as tarifas subiram 60% acima da inflação, medida pelo INPC, desde 1995.

E enquanto a população dispensa os ônibus, o uso de metrô e trem nas principais metrópoles aumentou significativamente. Só que a malha ferroviária tem crescido em progressão inferior. A demanda por metrô aumentou 54,6% e a malha cresceu só 26%, menos da metade em igual período. Já nos sistemas de trens de subúrbio no país, o número de passageiros avançou 150%, num período em que a malha subiu apenas 8%.

O quadro é preocupante, porém reversível. Curitiba, por exemplo, será uma das cidades-sede da Copa de 2014 e está recebendo uma série de investimentos para executar obras de melhoria da mobilidade. Meu esforço e de outros deputados é contínuo, na Comissão de Viação e Transporte, para agilizar investimentos nesse sentido.

Esforços estão sendo reunidos também para que seja implantado no nosso país o Trem de Alta Velocidade. O trem interligará três regiões metropolitanas, partindo de Campinas até o Rio de Janeiro. A criação do TAV dará as condições para que, no futuro, sejam feitos investimentos como esse também no Paraná.

Foz do Iguaçu é o segundo destino turístico internacional do Brasil. Um pólo de atração turística desse porte necessita de aeroportos constantemente aprimorados. Junto com o Fundo Iguaçu e lideranças de Foz, já iniciamos discussões com o coordenador do PAC, Maurício Muniz, no sentido de melhorar os aeroportos da região.

Melhorar infraestrutura e atendimento às demandas por parte das companhias aéreas é de suma importância para a evolução do quadro da mobilidade urbana no país. Na CVT, estamos, constantemente, promovendo audiências públicas para cobrar resultados das companhias aéreas.

Quanto ao transporte público terrestre, entendo que este é um momento crucial para que o Ministério Público, os Tribunais de Contas dos Estados, os vereadores, os prefeitos e as concessionárias de ônibus intensifiquem esta discussão, elaborem e implantem soluções rápidas para a melhoria do transporte de ônibus nos municípios. É imprescindível também que o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral ampliem a fiscalização preventiva.

A decisão anunciada pelo governo da presidenta Dilma de fazer a concessão de aeroportos a empresas privadas representará um avanço significativo nas obras para a Copa do Mundo. É louvável que o governo tenha deixado de lado o preconceito contra a expansão do investimento nesta área. É importante também que seja feito o mesmo com as ferrovias, afinal, o Brasil precisa e tem todas as condições de oferecer um transporte aéreo e terrestre de qualidade.

(*) Zeca Dirceu é deputado federal pelo PT do Paraná e vice-líder do PT na Câmara dos Deputados.

A bolha da saúde brasileira está prestes a explodir
A crise econômica e o crescente índice de desemprego da população brasileira refletiram diretamente no setor da saúde. Recente estudo revelou que mai...
Marchinhas do coração
Sei que existem as marchinhas preferidas do coração. São as do passado ou do presente, mas não é delas que quero falar, e, sim, do sofrido coração br...
Reforma da Previdência: aprofundando o deserto na vida dos trabalhadores
O cinema enquanto “sétima arte” muitas vezes busca retratar realidades cotidianas na telona. Não foi diferente o filme “Eu, Daniel Blake”, ganhador d...
O dilema das prisões brasileiras
No último mês de janeiro assistimos, estarrecidos, às rebeliões nos presídios de Manaus, Boa Vista e Natal. As cenas de corpos sem cabeças chocaram a...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions