ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Artigos

Obesos têm 10 vezes mais risco de morte

Kelly Grace Magalhães (*) | 12/06/2021 08:30


A obesidade é um dos maiores fatores de risco de agravamento da covid-19. Entretanto, ainda não se sabe totalmente por que e como isso ocorre. Nossa pesquisa aponta que pacientes com obesidade apresentam alteração nas vias de coagulação sanguínea, a hipercoagulação.

Ou seja, apresentam maior tendência em formar coágulos sanguíneos e formar trombos, os quais estão relacionados aos quadros graves com alta mortalidade por covid-19. Além disso, o tecido adiposo dos pacientes com obesidade é extremamente inflamado, com alta produção de moléculas inflamatórias, as quais também estão relacionados a um quadro grave da doença e a altos índices de internação com ventilação mecânica e morte.

Nosso grupo de pesquisa publicou artigo científico por meio do qual propomos como e por que pacientes obesos apresentam grande possibilidade de desenvolver formas graves da covid-19, com maior probabilidade de ir a óbito por essa doença. Estudos indicam que o risco de morte por covid-19 é 10 vezes maior em pessoas com obesidade (aquelas que apresentam índice de massa corporal maior que 30).

As chances de agravamento e internação em UTIs é cerca de 74% maior em pessoas com obesidade. É importante ressaltar que o tecido adiposo apresenta expressão do receptor celular de entrada do vírus Sars-Cov-2, o ACE-2, e, desta forma, o tecido adiposo funciona como um reservatório para replicação viral. Atualmente, coordeno um grupo de pesquisa no Distrito Federal que investiga quais são os marcadores moleculares de coagulação sanguínea e inflamação mais frequentes nos pacientes obesos com covid-19 em vários hospitais do DF.

A identificação desses marcadores de hipercoagulação sanguínea e de inflamação mais precocemente pode auxiliar o tratamento médico desses pacientes. Além disso, estamos investigando como o vírus da covid-19 se aloja e se beneficia do tecido adiposo de pessoas com obesidade.

O uso precoce de anticoagulantes como a heparina e anti-inflamatórios específicos deve ser de especial importância nos pacientes com obesidade acometidos pela covid-19, podendo diminuir significativamente os índices de mortalidade neste grupo.

A obesidade faz com que, mesmo pessoas bem mais jovens, entre 20 e 40 anos, apresentem altos índices de agravamento, internação com ventilação mecânica e óbito por covid-19.

(*) Kelly Grace Magalhães é coordenadora do Laboratório de Imunologia e Inflamação do Instituto de Biologia da Universidade de Brasilia. Bióloga, realizou aperfeiçoamento científico em Biologia Molecular pelo Centro de Pesquisas René Rachou - Fiocruz (2002), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2005) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz com doutorado sanduíche pela Harvard Medical School (2009).

Nos siga no Google Notícias