ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Por uma geografia da música do espaço (p)latino

Lucas Manassi Panitz e Elisa Freese Lima (*) | 14/06/2022 08:30

A relação entre espaço e música, embora insólita para muitos, não é nova no mundo acadêmico. Ela inicia com geógrafos e etnólogos no século XIX e recebe o nome de “geografia musical” já na década de 1920. No Brasil, o tema é inaugurado em 1991 por João Baptista Ferreira de Melo e marca o desenvolvimento de um fértil campo de estudos na geografia brasileira que, hoje, apresenta dezenas de teses e dissertações, além de livros e dossiês dedicados ao tema.

Nesse contexto é que desenvolvemos uma pesquisa sobre as redes musicais entre o sul do Brasil, Argentina e Uruguai – um recorte que denominamos de “espaço platino”. É claro que o trânsito de músicos com os países vizinhos não é recente e remonta às históricas relações culturais entre os referidos países. Nas últimas três décadas, contudo, vemos a formação de redes musicais, produto de um intenso intercâmbio de técnicos, produtores, artistas e público em cidades como Porto Alegre, Pelotas, Buenos Aires, Montevidéu. Para isso, conduzimos observações de campo, entrevistas e análises de materiais fonográficos e escritos ao longo de dez anos, construindo um desenho de pesquisa de tipo multilocalizado – no qual a presença física nas referidas cidades se fez necessária para compreender a formação dessas redes.

Inicialmente, vemos em Vitor Ramil e sua “Estética do frio” aquilo que parece ser um dos catalisadores dessas redes. O manifesto do compositor pelotense, publicado nos anos 90, pode ser sintetizado em duas ideias básicas. A primeira é de que o frio, enquanto metáfora, é algo definidor da cultura sulista tanto externa quanto internamente; segundo Ramil, ao incorporar uma versão “fria” do Brasil, o artista estaria ajudando a construir a diversidade cultural do país, fortemente calcado em suas representações tropicais. A segunda é a proximidade aos países do Prata; segundo ele, não estamos à margem de um centro, mas no centro de uma outra história (a transição entre o sul do Brasil e os países vizinhos). Com isso, destaca a contiguidade de aspectos naturais e culturais como o pampa, o clima frio/temperado, a territorialidade da milonga e a cultura gaucha como um todo. Essa proposta reverberou fortemente em compositores uruguaios e argentinos de sua geração: os irmãos Daniel e Jorge Drexler propõem o termo templadismo, se referindo aos climas temperados, sem excessos; Kevin Johansen fala em subtropicalismo, destacando a provável influência do clima na cultura e, consequentemente, na produção musical.

Longe de insinuações deterministas, o que os artistas realizam é um esforço de representação de sua geografia imaginária, situando os sentidos que emergem de um mundo regional mais amplo – que, nesse caso, é também transfronteiriço, pois se espalha para além dos limites políticos dos países.

Essa compreensão colocou em relação diversos artistas, que passaram a buscar um diálogo entre suas ideias musicais. Ao longo das primeiras duas décadas deste século, vimos acontecer uma enormidade de parcerias, que incluíram encontros, eventos, shows, debates e gravações de discos. Em cada cidade estudada, reconhecemos distintas funções, ora mais ligadas à formação de um público especializado, ora no uso da expertise técnica do ramo fonográfico, ora nos espaços de encontros e criação musical. Boa parte desta “movida” se encontra no longa metragem A Linha Fria do Horizonte, de Luciano Coelho.

Levando em consideração uma amostra de discos lançados entre 2009 e 2016, foi possível compreender a importância dessa geografia representada pelos artistas. Capas de discos frequentemente utilizaram-se dos mapas e das paisagens que põem em diálogo a platinidade e a brasilidade. Nas canções, podemos notar a mistura do português e do espanhol (e mesmo dos sotaques ao cantar uma língua estrangeira); além disso, a mistura de ritmos como o tango, a bossa nova, a milonga, o samba, que é reforçada pelas texturas e formas de tocar, trazidas pelo sopapo, tambores de candombe, bandoneon, viola caipira, violão, entre outros.

A pesquisa nos levou a concluir que a música, e suas redes, têm contribuído para recompor elementos culturais silenciados pela historiografia das elites nacionais de cada país – sobretudo das primeiras décadas do século XX.

Por isso, utilizamos o termo (p)latinidade para nos referirmos à dimensão identitária ao mesmo tempo específica e geral. Com ela queremos dizer que o espaço platino faz parte da diversidade latino-americana. Assim, enxergamos as fronteiras não como a passagem de uma formação política a outra, mas como portas da América Latina, a partir das quais podemos acessar também um passado muito mais poroso que as representações historiográficas oficiais.

Em uma nova fase do projeto, chamada “(P)latinidades Decoloniais”, a perspectiva decolonial foi um ponto de partida para repensar a escuta sobre as configurações musicais na região — com o intuito de dar a conhecer os sujeitos historicamente silenciados na música (p)latina e na sociedade gaucha/gaúcha como um todo. Embora as redes a que nos referimos anteriormente tenham sido muito importantes para o desenvolvimento da música na região, vemos um baixo protagonismo de mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+ — e suas estéticas e/ou tradições permanecem invisibilizadas.

Com o objetivo de valorizar e colocar em evidência o trabalho musical desses sujeitos, criamos no Instagram o perfil (P)latinidades Decoloniais a fim de compartilhar a investigação, criando conteúdos sobre o tema, divulgando o trabalho de artistas desse cenário, ao passo que construímos nosso material de análise. Nessa esteira, a página também tem a intenção de trazer a conscientização ao público sobre a importância de descolonizar os próprios gostos musicais, valorizando a rica e diversa música feita no espaço platino com um olhar atento às vozes das/os artistas de grupos sociais historicamente silenciados.

O resultado das distintas etapas da pesquisa será apresentado brevemente sob a forma de um atlas musical digital, no qual será possível ler histórias, ouvir canções, conhecer discos e navegar pelo espaço, reconhecendo que a relação entre música e geografia se dá muito além da mera localização em um mapa. A música reflete o mundo social, suas paisagens, territórios, conflitos e poderes. Mas ela também pode reelaborar o passado e anunciar novos mundos possíveis – mais diversos, plurais e inclusivos.

(*) Lucas Manassi Panitz é Professor Adjunto do Departamento Interdisciplinar da UFRGS Litoral, coordenador do projeto de pesquisa “Geografia da Música: mapeando eventos, políticas e redes musicais no espaço platino”.
(*) Elisa Freese Lima é acadêmica do curso de Música Popular, compositora e bolsista pelo Edital UFRGS Meninas na Ciência 2021.

Nos siga no Google Notícias